Foto de Felipe S.
Felipe há 3 anos
Enviada pelo
Site

Leitura dos clássicos

 

Prezados,

 

amo ler!

 

 Gosto muito de filosofia e resolvi adentrar a este mundo através dos livros de grandes filósofos, comecei com "A República de Platão" e, recentemente, adquiri "Ética a Nicômano" de Aristóteles e, portador de ansiedade intensa, fiquei com um certo receio de começar a leitura e não conseguir compreendê-lo.

 

O que vocês me sugerem quando eu me deparar com um livro mais técnico, complexo?

 

 

 Não tinha o costume de "macular" as páginas do livro com marca texto, mas hoje habituei-me com este recurso. 

 

O que mais posso fazer?

 

Grato!

Professor Claudionor R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Claudionor

Bom dia. Primeiramente, a complexidade deve ir aumentando aos poucos. Não aconselho a ler diretamente os textos filosóficos sem uma preparação. Existe um livro que você pode obter em sebos, ou no site Estante Virtual, que congrega muitos sebos do Brasil, cujo título é "A filosofia através dos textos". Você terá uma antologia dos principais textos da filosofia antiga e até praticamente o início do século XX. Os textos são acompanhados de explicações históricas e de comentários sobre as principais ideias. Se você apreciar o que o autor propõe, pode ler mais. É o meu conselho. Boa sorte!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Matheus C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Matheus de

Oi, Felipe! Tudo bem contigo?

Querido, não sabe como é bom encontrar pessoas com esse fascínio, o mesmo fascínio que me fez ingressar no curso de Filosofia. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram e hoje, no Mestrado, posso te contar várias histórias a respeito dessa interação com a Filosofia, assim como o que você pode esperar dela e, principalmente, o que você pode e deve fazer de modo a aproveitar ao máximo esse caminho.

Existem muitas técnicas de análise textual, sobretudo quando o texto em questão é filosófico e, portanto, denso. É perfeitamente normal encontrar muita dificuldade e, inclusive, medo diante dos textos: não se preocupe, passa; mas para passar aos poucos você precisa ir desenvolvendo as técnicas que mencionei. Para você ter uma ideia, Ética a Nicômaco possui um grau de dificuldade, em comparação com outros textos canônicos como os de Kant, Hegel e Wittgenstein, 4/10, ou seja, é um texto 'fácil'. Então, não tenha medo! Você vai se machucar muito, mas com certeza terá sucesso!

Se quiser conversar sobre as técnicas que mencionei e até mesmo fazer algumas aulas, fique a vontade para me chamar: (51) 995292534. As aulas podem realmente fazer o jogo virar, facilitando as coisas, pois o entendimento desses textos clássicos passa, necessariamente, por uma compreensão razoável de lógica, o que nem sempre é fácil de entender.

Abraços, querido! E boa jornada!

P.S.: aqui no Profes eu tenho um pequeno texto que oferece algumas orientações sobre como inicar os estudos sobre Ética, que é a minha especialidade. Pode te ajudar!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor