Boa noite,
Tenho 62 anos. Possuo uma bicicleta ergométrica horizontal. Estou um pouco acima do peso, mas nunca fui sedentário. Tenho histórico físico, mas atualmente opto mais pela caminhada de 1 hora, em média intensidade, por ser diabético Tipo 2. Não gosto de ficar mais do que 3 dias parado e raramente fico, porque tive uma trombose muito séria há 20 anos na perna esquerda. Qual seria um dosificamento ideal pra mim, pelo menos para considerar-me não em grande forma física, mas com uma regularidade necessária e eficiente?
Olá Fernando, como vai? Espero que esteja muito bem.
Com base nas informações passadas por você, a prática regular de atividade física torna-se mais essencial para uma melhor qualidade de vida e autonomia, que com o passar dos anos fica cada vez menor.
Faz-se necessário uma avaliação física para avaliar mais profundamente seu histórico pessoal e avaliar as questões físicas principalmente, como histórico de lesões etc., para que você tenha uma mensuração especifica quanto a carga e intensidade durante o exercício em uma bicicleta ergométrica.
Com base na pouca informação passada e considerando que não haja histórico de dores provocadas por lesões, hereditariedade ou doenças que são mais comuns em idade mais avançada, sugiro que mensure o seu treino da seguinte forma:
- Utilize uma escala de esforço físico considerada de 1 a 10, onde 1 é a intensidade considerada leve e 10 muito intenso.
- Mantenha um treino de 30 minutos diário, onde, os 5 minutos iniciais seriam o aquecimento, onde seu esforço se mantém na escala de até 4, os proximos 20 minutos a escala se mantem entre 5 e 7 para que possa se recompor e ter uma melhor respiração sem se tornar ofegante, e os 5 minutos finais ocorre a desaceleração, onde se mantém na escala de esforço de 1 a 4.
- Controle a respiração para que não se torne ofegante e não tenha dores abdominais devido ao esforço excessivo do diafragma na hora da respiração.
Qualquer dúvida me coloco à disposição.
Um forte abraço e bom treino!
Olá Fernando,
As informações passadas servem para início de delineamento de um programa de treino. No entanto, ainda são rasas.
Sempre haverá necessidade de mais informações, muitas obtidas por meio de avaliação física.
Por ser diabético tipo 2, ter 62 anos de idade e histórico de problema vascular, o ideal é que faça exercícios com regularidade (o que parece já estar acontecendo).
Minha sugestão é que mantenha a caminhada e intercale em dias com a bicicleta.
Tenho um artigo no blog do PROFES que fala sobre Exercicio-fisico-para-diabeticos-tipo-2 (só clicar no link), baseado em dados de artigo científico.
Sugiro que adquira um frequencímetro cardíaco a fim de controlar o grau de esforço com maior propriedade do que pura e simplesmente pela percepção subjetiva de esforço.
Inicie o exercício na bicicleta em um ritmo 1/1 que seria mais ou menos 1 ciclo por segundo, um ritmo cadenciado normal, com carga neutra. Sustente por 5 minutos e se ao conversar ou falar não ficar ofegante pode acrescentar um pouco de carga a fim de que atinja um nível moderado (percepção subjetiva já que não temos parâmetros de VO2, Limiares e FC para controle).
O teste da fala e desconforto respiratório deverá ser seu controle para manutenção de uma carga ótima para ficar de 20 a 60 min em exercício, utilizando os minutos finais para reduzir a carga e terminar com mais calma.
Sugiro que conheça meu perfil aqui no site ou por outros meios, afinal, seu caso requer maior cuidado e controle.
Trabalho com o assunto grupos especiais no Ensino superior, que envolve diabéticos, hipertensos, doentes coronarianos, etc.
Trabalho também com assessoramento remoto online, caso deseje acompanhamento profissional.
Um abraço.