Grandes escritores da geração de 30
Por: Valesca R.
06 de Janeiro de 2020

Grandes escritores da geração de 30

Uma lista de romances notáveis da nossa Literatura Brasileira

Literatura Escolas Literárias Ensino Fundamental ENEM Aulas Particulares

1. A Bagaceira – José Américo de Almeida

O primeiro dos romances da década de 1930 foi publicado em 1928. A Bagaceira de José Américo de Almeida se destaca pelas características principais que iriam marcar essa geração. As regiões periféricas com resslvas sobre a violência do país, além das disputas entre as elites que ali entardeciam.  O autor nos apresenta uma família de retirantes que vai morar em um engenho e as consequências da relação entre o filho do senhor do engenho, Lúcio, e da filha do sertanejo, Soledade. Com muito sangue e violência, vemos os rígidos códigos de sertanejo sendo aplicado a todos. Mais tarde, veremos que sua obra acaba por impulsionar uma série de trabalhos e autores que deram enfoque na vida sertaneja, de maneira rudimentar e com certa riqueza de detalhes.

2. São Bernardo – Graciliano Ramos

Não podemos falar da Geração de 30 sem citar o nosso grande autor e repercussor da narrativa sertaneja: Graciliano Ramos. Neste romance, ascensão e queda de Paulo Honório, personagem principal, se destaca pela construção de um personagem perfeito para a época. Com ciúmes doentios de sua esposa Madalena, trata-se de um romance de densa análise psicológica, cujas diretrizes machadianas são estreitamente perceptíveis. Graciliano Ramos não é um autor de resumo, pois ele joga com tantos níveis ao mesmo tempo nesta narrativa da fazenda São Bernardo que a única coisa que podemos dizeré que a apreciação da sua leitura é fundamental para quem vai prestar vestibular!

3. O Quinze – Rachel de Queiroz 

Um romance completamente paradoxal e necessário para a compreensão dessa geração. Apesar de ser um romance mais realista (alguns o consideram um romance do século passado),  é uma ficção extremamente moderna em sua temática. Ao narrar a história de Conceição, personagem central da obra,a autora, no auge dos seus vinte anos, traz um final surpreendente para uma mulher em meio a uma sociedade patriarcal e machista da época. Este romance foi inovador, pois mostrou as mazelas proporcionadas pela seca nordestina – algo, pelo incrível que pareça, quase totalmente ignorado pela maioria dos romancistas anteriores. Instigante, é o primeiro e melhor romance da autora.

4. O Tempo e o Vento – Érico Veríssimo

Érico Veríssimo criou um dos romances mais épicos do Brasil até os dias de hoje.  O Tempo e o Vento narra 200 anos da história do Rio Grande do Sul – e, por que não, do país. Da chegada dos primeiros habitantes ao Estado até a derrocada das velhas famílias estancieiras representadas pelos Terra-Cambará. Os personagens são apaixonantes - incluindo Ana Terra e Bibiana, mulheres fortes em meio a um mundo de homens hostis. No romance temos Capitão Rodrigo, que é uma mistura de galã e aventureiro, cativante como só ele pode ser. Além dos personagens notáveis, há guerras e passagens marcadas por homens que morreram e mulheres que sofreram por eles.

5. Fogo Morto – José Lins do Rego

Este único romance não só na sua própria obra como também na sua geração, a história narrada é sobre a derrocada de um antigo coronel - personagem de características rudimentares. No entanto, a forma como é feita chama atenção, pois é trifurcada a três personagens diferentes. Essa característica da obra proporciona uma apreciação impar. Do Mestre José Amaro até o Capitão Vitorino, José Lins apresenta a derrocada de um mundo que se defronta à modernidade, aproveitando para nos trabalhar a demarcação social e psicológica do Coronel Lula de Holanda. Vale ainda uma grande ressalva ao personagem Capitão Vitorino. De percepção limitada e sentimentos nobres, é um personagem que lembra Dom Quixote e outros personagens de semelhanças características em nossa Literatura. 

É claro que outros destaques para a geração de 30 podem ser dados, como Terras do Sem Fim, de Jorge Amado; Os Corumbas, de Amando Fontes; O Amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos. Mas, fica a dica para a apreciação de boas leituras de referência para as férias que já estão acabando! 

 

Um abraço e até a próxima!

R$ 60 / h
Valesca R.
Belo Horizonte / MG
Valesca R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Escolas Literárias Literatura - Tudo
Graduação: Letras português (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))
Professora da área de linguagens com 8 anos de experiência nos grandes cursinhos de Belo Horizonte, com especialização em tipologia textual.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil