Curiosidades Históricas

Geral

Origem do Emblema da Profissão Farmacêutica

O cálice da cura de Hiégia e a serpente que representa a força, sabedoria, renovação entre outros significados de Asclépio, são os elemtos que compoem o símbolo que pertence a profissão farmacêutica representando o "Poder da Cura, a Sabedoria da Cura" e sua origem vem desde os tempos antigos com a belissima mitologia grega.

É dito que a muito tempo existiu um centauro chamdo Quiron, ele era conhecido como um grande conhecedor e pesquisador das plantas medicinais e dos medicamentos, um excelente curandeiro . Existem vários mitos relacionados a este centauro, alem de que ele possuiu vários discipulos ao longo de sua existenciamas houve um em especial, o Deus asclépio. Ocentauro o ensinou a arte da medicina e da cura e posteriormente este Deus ficaria conhecido como o "Deus da Medicina".

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Deus da Medicina sempre carregava consigo um cajado e uma serpente, que posteriormente iria se tornar o emblema da profissão. Asclépio foi se tornando cada vez mais e mais reconhecido e habilidoso, mas isso começou a chamar a atenção do Deus do Olimpo "Zeus" que por ciúme, invéja e por Asclépio estar até mesmo dando imortalidade e trazendo as pessoas de volta a vida por suas incríveis habilidades medicinais, foi penalizado com a morte.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Contudo este Deus possuia uma filha, a Deusa "Higéia ou Hígia" (Deusa da Farmácia e da Saúde, Limpeza e Sanidade Mental).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A Deusa erdou de a serpente de seu pai e carregava consigo como seu simbolo o "Cálice da Cura", o cálice de Higéia e a serpente de Asclépio juntos formam o emblrema da profissão farmacêutica.

 

Artigos similares