Quando é Possível Realizar Troca dee Medicamentos ?
em 05 de Fevereiro de 2024
O descarte incorreto de medicamentos é um problema de saúde pública global que afeta todos os continentes. No Brasil, estima-se que 70% dos medicamentos são descartados de forma incorreta, o que pode causar uma série de impactos ambientais.
O descarte incorreto de medicamentos pode gerar diversos problemas aos recursos naturais, podendo contaminar a água potável, o que pode causar problemas de saúde para as pessoas que a consomem, contaminar o solo, o que pode afetar as plantas, os animais e os seres humanos que entram em contato com o solo contaminado e podem ser liberados na atmosfera, o que pode contribuir para a poluição do ar.
Seu descarte de modo incorreto pode afetar também a biodiversidade, podendo causar danos aos animais aquáticos, como peixes, crustáceos e moluscos e danos aos animais terrestres, como aves, mamíferos e répteis.
Um outro grande problema relacionado ao seu descarte incorreto é a grande chance da resistência a medicamentos.
Mas como isto ocorre?
Quando os medicamentos são descartados de forma incorreta, eles podem entrar em contato com bactérias e outros microrganismos que possuem a capacidade de se modificar e desenvolver resistência aos medicamentos, o que pode dificultar ou até mesmo impedir o tratamento de doenças.
Lembre-se descartar medicamentos de maneira incorreta, pode estar relacionado à intoxicação, ao surgimento de cancers, entre outros problemas de saúde.
Como descartar medicamentos de forma correta ?
A importância do farmacêutico
O farmacêutico é um profissional de saúde qualificado para orientar a população sobre os riscos do descarte incorreto de medicamentos e sobre como realizar o descarte correto.
Apelo à sociedade
É importante que todos tomem consciência da importância do descarte correto de medicamentos. Juntos, podemos contribuir para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
Além disso, é importante que se crie politicas públicas tanto para conscientizar a população, tanto quanto para que haja o descarte correto, para assim melhorarmos o meio ambiente e zelarmos pela saúde de todos.