Riscos Associados ao Descarte Incorreto de Medicamentos
Por: Vitor I.
01 de Outubro de 2023

Riscos Associados ao Descarte Incorreto de Medicamentos

Farmacêutico, o profissional essencial na orientação mcorreta sobre seu descarte

Farmácia-Bioquímica Farmácia Farmacêutico descarte correto de medicamentos Medicamentos descarte incorreto de medicamentos politicas públicas de saúde Saúde publica população Orientação farmacêutica intoxicação resistência a medicamentos

descarte incorreto de medicamentos é um problema de saúde pública global que afeta todos os continentes. No Brasil, estima-se que 70% dos medicamentos são descartados de forma incorreta, o que pode causar uma série de impactos ambientais.

O descarte incorreto de medicamentos pode gerar diversos problemas aos recursos naturais, podendo contaminar a água potável, o que pode causar problemas de saúde para as pessoas que a consomem, contaminar o solo, o que pode afetar as plantas, os animais e os seres humanos que entram em contato com o solo contaminado e podem ser liberados na atmosfera, o que pode contribuir para a poluição do ar.

Seu descarte de modo incorreto pode afetar também a biodiversidade, podendo causar danos aos animais aquáticos, como peixes, crustáceos e moluscos e danos aos animais terrestres, como aves, mamíferos e répteis.

Um outro grande problema relacionado ao seu descarte incorreto é a grande chance da resistência a medicamentos.

Mas como isto ocorre?

Quando os medicamentos são descartados de forma incorreta, eles podem entrar em contato com bactérias e outros microrganismos que possuem a capacidade de se modificar e desenvolver resistência aos medicamentos, o que pode dificultar ou até mesmo impedir o tratamento de doenças.

Lembre-se descartar medicamentos de maneira incorreta, pode estar relacionado à intoxicação, ao surgimento de cancers, entre outros problemas de saúde.

Como descartar medicamentos de forma correta ?

  1. Entre em contato com a farmácia mais próxima para saber se ela possui um programa de coleta de medicamentos.
  2. Se a farmácia não tiver um programa de coleta, você pode levar os medicamentos até um posto de coleta de resíduos de serviços de saúde (PCRSS).

A importância do farmacêutico

farmacêutico é um profissional de saúde qualificado para orientar a população sobre os riscos do descarte incorreto de medicamentos e sobre como realizar o descarte correto.

Apelo à sociedade

É importante que todos tomem consciência da importância do descarte correto de medicamentos. Juntos, podemos contribuir para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.

Além disso, é importante que se crie politicas públicas tanto para conscientizar a população, tanto quanto para que haja o descarte correto, para assim melhorarmos o meio ambiente e zelarmos pela saúde de todos.

R$ 50 / h
Vitor I.
Atibaia / SP
Vitor I.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Farmácia-Bioquímica - Biotecnologia Farmácia Clínica Assistência Farmacêutica
Curso Livre: Design grafico (Udemy)
Farmacêutico clínico e hospitalar / divulgador ciêntífico e criador de conteúdo digital / professor e palestrante
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil