Setembro Amarelo: você não está sozinho
Por: Vitor I.
28 de Setembro de 2023

Setembro Amarelo: você não está sozinho

Depressão e suicídio são problemas reais que podem ser prevenidos

Farmácia-Bioquímica Farmácia Farmacêutico Saúde Setembro Amarelo Mês de Prevenção Contra o Suicídio Depressão Medicamentos Ministério da Saúde Saúde publica

Como surgiu a data ?

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O mês é marcado por diversas ações, como palestras, rodas de conversa, campanhas nas redes sociais e iluminação de monumentos em amarelo.

A campanha surgiu no Brasil em 2015, a partir de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A escolha do mês de setembro se deve ao fato de dia 10 de setembro ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data criada pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio.

A importância da data

O suicídio é um problema de saúde pública que afeta pessoas de todas as idades, classes sociais e gêneros. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, estima-se que cerca de 12 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos.

O Setembro Amarelo é importante para chamar a atenção para esse problema e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. A campanha busca desmistificar o assunto e incentivar a busca por ajuda.

Depressão e suicídio

A depressão é uma doença mental que afeta o humor, o pensamento e o comportamento. É um dos principais fatores de risco para o suicídio.

Os sintomas da depressão incluem:

  • Tristeza persistente

  • Perda de interesse ou prazer nas atividades cotidianas

  • Mudanças no apetite ou no sono

  • Fadiga ou perda de energia

  • Dificuldade de concentração ou tomada de decisão

  • Pensamentos de morte ou suicídio

Se você estiver apresentando esses sintomas, procure ajuda profissional!

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2022, foram registrados 12.512 suicídios no Brasil. O número representa um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior.

Os homens são mais propensos a cometer suicídio do que as mulheres. Em 2022, a taxa de suicídio entre homens foi de 11,9 por 100 mil habitantes, enquanto a taxa entre mulheres foi de 5,1 por 100 mil habitantes.

A faixa etária mais afetada pelo suicídio é a de 15 a 29 anos. Em 2022, essa faixa etária representou 31,2% dos casos registrados.

Utilização de medicamentos para o suicídio no Brasil

Os medicamentos são um dos principais métodos utilizados para o suicídio no Brasil. Em 2022, 31,7% dos suicídios foram cometidos com medicamentos.

Os medicamentos mais utilizados para o suicídio no Brasil são os antidepressivos, os ansiolíticos e os analgésicos.

A importância do profissional farmacêutico

O profissional farmacêutico tem um papel importante na prevenção do suicídio. Ele pode identificar os sinais de alerta de depressão e suicídio e orientar o paciente sobre o uso de medicamentos de forma segura.

O farmacêutico também pode fornecer informações sobre os recursos disponíveis para ajudar pessoas que estão em crise.

Apelo à sociedade

É importante que a sociedade leve a depressão e o suicídio a sério. Essas doenças são reais e podem ser prevenidas.

Se você conhece alguém que esteja com depressão ou pensamentos suicidas, ofereça seu apoio e incentive-o a buscar ajuda profissional.

R$ 50 / h
Vitor I.
Atibaia / SP
Vitor I.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Revisão e formatação de TCC em Farmácia-Bioquímica Ciências Farmacêuticas Auxilio em trabalhos acadêmicos de Farmácia-Bioquímica
Curso Livre: Design grafico (Udemy)
Farmacêutico clínico e hospitalar / divulgador ciêntífico e criador de conteúdo digital / professor e palestrante
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil