Quando é Possível Realizar Troca dee Medicamentos ?
em 05 de Fevereiro de 2024
Podemos definir interação medicamentosa como "“Evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico-ambiental."
De maneira básica, as interações medicamentosas podem ser classificadas em:
Interações Farmacêuticas: Caracterizada por uma interação química que pode mudar a conformação química de uma determinada substância ou constituinte da formulação, fazendo com que ele possa ter seu efeito reduzido, anulado, ou até mesmo potencializado, podendo levar a uma intoxicação. Este tipo de interação é bem comum em cosméticos, onde pode ser gerado uma mudança visível em suas características, tendo mudança de consistência, coloração, odor, entre outros.
Interações Farmacocinéticas: São interações envolvendo a cinética de uma substância, que pode alterar sua absorção, distribuição, biotransformação ou excreção. São interações que podem ou não ser prejudiciais, isso irá depender do tipo de interação.
Interações Farmacodinâmicas: São interações que podem alterar o mecanismo de ação de uma substância, ou seja, podem modificar o modo com que ela agirá em nosso organismo para gerar seu efeito.
Dito isto, vem um questionamento da maioria das pessoas:
"Toda interação medicamentosa é prejudicial?"
NÃO! Nem toda interação é prejudicial. é possível classificá-las em interações benéficas, neutras ou maléficas, podendo ser leves, moderadas ou graves.
É de EXTREMA IMPORTÂNCIA ressaltar que... Interações não ocorrem somente entre fármaco-fármaco. Podem ocorrer entre fármaco-alimento, fármaco-sistema biológico, fármaco ambiente.
Por isso, não utilize medicamentos de maneira irracional, procure SEMPRE seu FARMACÊUTICO CLÍNICO, para que ele possa orientá-lo da maneira correta.
Interações podem ser extremamente perigosas, até mesmo entre a famosa "plantinha natural que não faz mal" e "suplemento é nutriente, então mal não irá fazer". São afirmações errôneas, pode fazer mal e MUITO MAL se não se atentar.
Preze por sua saúde e bem-estar!