Quando é Possível Realizar Troca dee Medicamentos ?
em 05 de Fevereiro de 2024
A farmácia clínica é uma área da farmácia que surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, como uma forma de garantir o uso seguro e racional de medicamentos. No Brasil, a farmácia clínica teve seu início no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1979.
Normativas e legislações
Resolução nº 585/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF): Essa resolução define as atribuições do farmacêutico clínico, como por exemplo:
Lembrando que essas e demais atividades clínicas do profissional farmacêutico, podem ocorrer tanto no âmbito público quanto provado em farmácias e drogarias, postos de saúde, clínicas, hospitais, consultórios, até mesmo de modo online e a domicílio. Contanto que estejam devidamente registrados para prestação destes servições e sigam todas as normativas necessárias.
Prescrição farmacêutica
Resolução nº 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF): Esta normativa regulamenta a prescrição farmacêutica e as regras para que ela possa ocorrer. Está permitida a prescrição do farmacêutico, medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, como por exemplo:
Consultório farmacêutico
Você sabia que o profissional farmacêutico pode ter consultório ? No Brasilm, a normativa responsável pela regulamentação dos consultórios farmacêuticos é a Resolução nº 720/2022 do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Teleconsulta farmacêutica
A teleconsulta farmacêutica é uma consulta farmacêutica realizada de forma remota, por meio de meios eletrônicos. No Brasil, a teleconsulta farmacêutica é regulamentada pela Resolução nº 660/2022, do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Riscos da automedicação e uso irracional de medicamentos
A automedicação e o uso irracional de medicamentos são problemas graves de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a automedicação é responsável por 50% das intoxicações agudas em todo o mundo.
No Brasil, a automedicação é um problema crescente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em 2022, 77% dos brasileiros já se automedicaram pelo menos uma vez na vida.
O uso irracional de medicamentos também é um problema grave de saúde pública, que pode levar a efeitos adversos, interações medicamentosas, resistência bacteriana e até mesmo à morte.
Importância do uso seguro e racional de medicamentos
O uso seguro e racional de medicamentos é essencial para a promoção da saúde e do bem-estar da população, podendo contribuir para:
Importância do farmacêutico clínico
O farmacêutico clínico é um profissional qualificado que pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da assistência farmacêutica. Este profissional pode auxiliar no uso seguro e racional de medicamentos de diversas formas, incluindo: