Novas regras para dispensação de medicamentos controlados: o
Por: Vitor I.
26 de Setembro de 2023

Novas regras para dispensação de medicamentos controlados: o

Anvisa atualiza regulamentação para garantir segurança e eficiência no acesso a esses medicamentos

Farmácia-Bioquímica Farmácia Farmacêutico Portaria SVS/MS 344/98 RDC 357/00 Medicamentos Medicamentos sujeitos a controle

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, em 20 de julho de 2023, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 812/2023, que atualiza as regras para prescrição e dispensação de medicamentos controlados. As novas regras entram em vigor em 2 de agosto de 2023.

Principais mudanças:

  • Entrega remota: A entrega remota de medicamentos controlados, que foi permitida durante a pandemia de Covid-19, agora faz parte permanentemente da legislação atual da Anvisa.
  • Quantidade máxima por receita: A ampliação da quantidade máxima de medicamentos por receita, que também foi temporariamente adotada durante a pandemia, não está mais em vigor.
  • Receita digital: A receita digital para medicamentos controlados passa a ser obrigatória, inclusive para as receitas de controle especial II, que exigem a assinatura do médico.
  • Certificado digital: O farmacêutico deve ter o seu certificado digital emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) para poder registrar o ato da dispensação de medicamentos prescritos por meio de receita digital.

Impacto das mudanças:

As novas regras visam garantir a segurança e a eficiência no acesso a medicamentos controlados. A entrega remota, por exemplo, facilita o acesso a esses medicamentos para pessoas que moram em áreas remotas ou que têm dificuldade de se locomover. A receita digital, por sua vez, torna o processo de prescrição e dispensação mais seguro e eficiente.

Considerações finais:

As novas regras para dispensação de medicamentos controlados são um importante passo para garantir o acesso seguro e eficiente a esses medicamentos. É importante que profissionais de saúde e pacientes estejam cientes das mudanças para que possam cumprir a legislação vigente.

Sabiba mais em: https://site.cff.org.br/noticia/Noticias-gerais/25/09/2023/anvisa-alerta-sobre-as-novas-regras-para-dispensacao-de-medicamentos-controlados

R$ 50 / h
Vitor I.
Atibaia / SP
Vitor I.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Revisão e formatação de TCC em Farmácia-Bioquímica Ciências Farmacêuticas Auxilio em trabalhos acadêmicos de Farmácia-Bioquímica
Curso Livre: Design grafico (Udemy)
Farmacêutico clínico e hospitalar / divulgador ciêntífico e criador de conteúdo digital / professor e palestrante
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil