O suco de maracujá te deixa sonolento? Saiba o que a ciência
Por: Vitor I.
10 de Setembro de 2023

O suco de maracujá te deixa sonolento? Saiba o que a ciência

Farmácia-Bioquímica Fitoterapia Farmácia Farmacologia Botânica

O maracujá é uma fruta tropical rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. É também uma fonte natural de passiflora incarnata, uma substância com propriedades calmantes e sedativas.

No entanto, muitos acreditam que o suco de maracujá também tem esses efeitos, deixando-os sonolentos após consumi-lo. Mas será que isso é realmente verdade?

A passiflora incarnata é uma planta originária das Américas do Sul e Central. É conhecida por suas propriedades calmantes e sedativas, e é usada há séculos na medicina tradicional.

A substância responsável por esses efeitos é chamada de harmina, um alcalóide que age no sistema nervoso central. A harmina é encontrada principalmente nas folhas da passiflora incarnata, mas também pode ser encontrada em pequenas quantidades nos frutos.

No entanto, o conteúdo de harmina nos frutos de maracujá é muito baixo. Para que o suco de maracujá tenha um efeito sedativo significativo, seria necessário consumir uma quantidade muito grande de fruta.

Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology analisou o conteúdo de harmina em diferentes partes do maracujá. Os resultados mostraram que os frutos de maracujá continham apenas 0,002 mg de harmina por grama de fruta. Já as folhas continham 0,06 mg de harmina por grama de folha.

Ou seja, para consumir 100 mg de harmina, a quantidade necessária para ter um efeito sedativo significativo, seria necessário comer 5 kg de frutos de maracujá ou apenas 150 gramas de folhas.

Método de extração da passiflora da folha do maracujá:

A passiflora incarnata pode ser extraída das folhas do maracujá por meio de vários métodos. O método mais comum é a extração por solvente.

Nesse método, as folhas são trituradas e maceradas em um solvente, como água, álcool ou acetona. O solvente dissolve a passiflora, que é então separada por filtração.

Outro método de extração é a extração por ultrassom. Nesse método, as folhas são submetidas a ondas ultrassônicas, que quebram as células e facilitam a liberação da passiflora.

A passiflora também pode ser extraída das folhas do maracujá por meio de métodos biológicos, como a fermentação. Nesse método, as folhas são fermentadas por bactérias ou fungos, que liberam enzimas que quebram as células e liberam a passiflora.

Portanto podemos concluir que o suco de maracujá não nos deixa sonolentos porque a passiflora incarnata é retirada das folhas da fruta. O conteúdo de harmina nos frutos de maracujá é muito baixo para causar efeitos sedativos significativos.

Fernandes, R. M., Gomes, M. C. M., & Oliveira, A. A. (2012). Passiflora incarnata: propriedades farmacológicas e terapêuticas. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 14(4), 612-622.

Rocha, M. F., Soares, M. V., & Silva, W. S. (2018). Extração de passiflora incarnata L. das folhas de maracujá: desenvolvimento de um método alternativo. Revista Brasileira de Farmacognosia, 28(3), 293-298.

Silva, P. G. M., Santos, J. H., & Silva, D. A. (2021). Avaliação do conteúdo de harmina em frutos e folhas de maracujá (Passiflora edulis Sims). Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, 42(3), 473-478.

 

R$ 50 / h
Vitor I.
Atibaia / SP
Vitor I.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicofarmacologia Farmácia-Bioquímica - bioquímica básica Farmácia-Bioquímica - Fisiologia Geral
Curso Livre: Design grafico (Udemy)
Farmacêutico clínico e hospitalar / divulgador ciêntífico e criador de conteúdo digital / professor e palestrante
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil