Artigo - Para que Filosofia
Por: Vitor L.
27 de Agosto de 2020

Artigo - Para que Filosofia

Resenha sobre a obra da Marilena Chauí

Filosofia Ensino Médio Aulas De Reforço Aulas Particulares Geral Acompanhamento Escolar

Introdução a Filosofia

Marilena Chauí

A o roda viva de 1999 realizado justamente com a autora do livro ´´ introdução a filosofia ``, ela Marilena Chauí na época com cinquenta e oito anos e já com nove obras publicadas, sendo uma dela a que será tratada a o longo do texto. Logo nos primeiros minutos da entrevista é indagado sobre a afirmação da mesma ´´ a verdade não pode escandalizar `` e ela replica explicando que ´´ a verdade pode e deve escandalizar `` continuando seu raciocínio tocando em quebras de paradigmas e dúvidas levantadas pela filosofia, os famosos ´´ por que? `` dificilmente levantados no cotidiano, justamente o primeiro tópico levantado na sua obra.

 

Para que filosofia?

Primeiro capítulo de um total de onze presentes no texto são colocadas verdades muito poucas perguntadas pelo cidadão comum, como: que dia é hoje, que horas são? ou verdades do senso comum ´´ onde há fumaça, há fogo `` e também ´´ não saia na chuva para não se resfriar ``. Essas jamais indagadas, não pensamos sobre por que as horas, anos,minutos afins são contados na maneira que são. Ela coloca a sua crença na frase ´´ a realidade existe fora de mim ``, portando se pode pensar, perguntar, compreender o mundo a seu redor e,por fim, diferenciar a realidade da ilusão. Acreditamos que a realidade é feita de causalidades,numa serie de cadeias de ações sendo assim a filosofia tenta compreender os fatos. Outro exemplo dado pela autora nesse pequeno trecho é a dimensão de realidades, talvez o que seja verdade para você,não seja para os demais,pois moral e imoral são definições voláteis dependendo da sua : Ideologia, normas, regras, valores que você crê e esta inserido,assim dependendo de inúmeros conceitos formulando a sua opinião, esse pressuposto me relembra um pequeno trecho do livro ´´ Discurso sobre a origem e desigualdade entre os homens `` de Jean-Jacques Rousseau ´´ Já homem feito,não poderia suportar um gênero da vida que havia suportado na infância `` acredito que essa frase e o texto conversem ,pois quando criança você praticava filosofia (Maiêutica) e adulto formado não tem a mesma capacidade, o que faz algo suportável ou não?. Termino o parágrafo acima justamente com o próximo tema tratado por Marilena, ´´ A atitude filosófica `` trazendo um personagem que pergunta, indaga sobre toda ação e definição, por exemplo: O que é a verdade? , O que é um valor? , O que é a moral? ou O que é a liberdade? Apresentando ao leitor o exemplo de filosofo, um ser reflexivo sobre si e o mundo ao redor. Dentro da atitude filosófica logo em seguida se abrem dois campos do pensamento a ´´ atitude crítica `` e o ´´ pensamento crítico ``. O primeiro a ser tratado é a atitude filosófica negativa, um olhar fora e contra qualquer preconceito estabelecido na sociedade ,já a segunda característica filosófica é positiva, portanto interroga as ideias,fatos,situações, comportamentos e a nos mesmos. Essas faces constituem o pensamento crítico, que nasce do espanto sob a realidade, ademais a finalidade dessa é ser imediata e o confronto da filosofia é justo sair desse conjunto e observar, indagar e aperfeiçoar essas vidas de servir a si ou a alguém sem mesmo saber o porque disso.

Atitude filosófica: indagar

´´ Não se deve indagar sobre tudo: é melhor que muitas coisas permaneçam ocultas. Frase acima do dramaturgo grego Sófocles, que presenciou o berço da filosofia ocidental, Atenas, no século v antes de cristo, a sua frase transmite o peso de ser filósofo,o de ser reconstruído diversas vezes, no texto se confirma com a seguinte afirmação ´´ A filosofia torna-se, então, o pensamento interrogando-se a si mesmo ``.

A reflexão filosófica

Reflexão significa volta a si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. Ela é extremamente radical, pois nela pode se indagar sobre o próprio pensamento, sendo assim abrindo um leque de seis partes de um simples pensar. Primeiramente surgem dúvidas como os motivos, razões e as causas para pensarmos algo, logo depois as indagações sobre sentido de nossas ações e, por fim, qual a nossa intenção?. Se levar essas simples dúvidas além do cotidiano, logo vai questionar a essência,estrutura,instituição e a origem da onde estamos.

Na filosofia as dúvidas e respostas são muitas vezes infinitas dependendo da corrente de pensamento em que o individuo este inserido, essas correntes podem se completar uma a outra ou quebrar paradigmas inseridos da outra, exemplo disso é que ate mesmo palavras com etimologias não deixam de ser questionável, mesmo a palavra filosofia (amiga do saber) ficam de fora, muitos a o longo da história, se perguntaram o que era ser amigo da sabedoria, era se aprofundar nas ciências, na fé, na ética ou moral. Platão definia a filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos, Merleau-Ponty escreveu que a filosofia é um despertar para ver e mudar o mundo, nosso patrono da educação Paulo Freire diz: ´´ A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo. `` se mudarmos a palavra educação por filosofia nessa afirmação, se encaixariam, não somente isso, pois a filosofia criou a educação, as ciências numa prática que deseja a liberdade e a felicidade em torno do pensamento. A última frase desse capítulo é justamente ´´ A filosofia é o mais útil dos saberes de que o seres humanos são capazes `` .

 

R$ 40 / h
Vitor L.
Curitiba / PR
Vitor L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Aula particular e reforço até nível ensino médio de HISTÓRIA e áreas humanas.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 27 de agosto de 2020

Grato pela atenção.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil