![Exponencias e a resolução de um problema](https://cdn.profes.com.br/images/categories/matematica.webp)
Exponencias e a resolução de um problema
![Foto de Wesley V.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/9/287289/58a400ce-1689-496a-a23a-e808714c0ead/88076ea8f3b955c6a250278e5bfe2a7f.webp)
em 25 de Julho de 2020
Não é de hoje, que ao entrar em qualquer sala de aula, ouvimos aquela pergunta: Mas professor aonde uso isso?
Alguns conteúdos têm aplicações mais diretas que outros, mas isso não tira sua beleza!
Ao estudar números complexos. me deparei com o seguinte problema que serve para mostrar uma aplicação desse conteúdo.
Dois piratas decidem enterrar um tesouro em uma ilha. Escolhem como pontos de referência, uma árvore e duas pedras.
Começando na árvore, medem o número de passos até a primeira pedra. Em seguida, "dobram", seguindo um angulo de 90º, à direita e caminham o mesmo número de passos até alcançar um ponto, onde fazem uma marca.
Voltam a árvore, medem o número de passos desde a árvore até a segunda pedra, "dobram" á esquerda, segundo um angulo de 90°, e caminham o mesmo número de passos até alcançar um ponto, onde fazem outra marca.
Finalmente enterram o tesouro no ponto médio das duas marcas.
Anos mais tarde, os dois voltam à ilha e decidem desenterrar o tesouro, mas constatam que a árvore não existe mais.
Como achar o tesouro?
Para resolver esse problema, suponha que a árvore estivesse em qualquer ponto da ilha.
Se repetirmos os mesmos procedimentos, que tínhamos feito na primeira vez que estivemos na ilha, vamos achar o ponto onde o tesouro está enterrado. Mas por quê?
Observe os números complexos e encontrará sua resposta.
Quando estudamos os números complexos, vemos que eles seguem dois fatos fundamentais:
Olhe para a representação geométrica desse problema
https://www.geogebra.org/m/ejqrn7ce
Como T é o ponto médio entre C e D, temos
Observe que o vetor é obtido pela rotação do vetor
. Esta rotação é de 90°.
Logo,
Analogamente, vamos obter o ponto D, da forma:
Segue então que
Moral da História:
As coordenadas de A não vão fazer diferença, porque as coordenadas de T só dependem de P e Q.