La'eeb e Platão?
Por: William A.
03 de Abril de 2022

La'eeb e Platão?

Filosofia Platão Pensamento de Platão

Mascote oficial da Copa do Mundo de 2022 é divulgado. Confira! - Jogada  10Jogada 10

O mascote da Copa do Mundo de 2022 que ocorrerá em Catar foi revelado há poucos dias. Seu nome é La'eeb. À primeira vista pensei que fosse uma espécie de fantasminha, mas o  personagem é um lenço de cabeça comum na cultura árabe e seu nome significa "jogador super-habilidoso".

Não tenho muito interesse em futebol e não costumo acompanhar a Copa do Mundo, mas achei o design do mascote particularmente interessante e fui pesquisar um pouco mais sobre ele. Nisso, cheguei no vídeo de apresentação do mascote que pode ser assistido aqui (ou aqui, para uma dublagem em português).  Esse vídeo de apresentação mostrou algo filosoficamente interessante que gostaria de compartilhar aqui.

O vídeo começa com um produtor executivo da FIFA, empresa organizadora da Copa do Mundo, falando sobre músicas que farão parte do evento e comentando sobre como o futebol faz parte de nossas vidas há milhares de anos. Logo após isso, La'eeb aparece, se apresenta como o mascote da Copa e diz que a história é um pouco mais antiga do que isso. La'eeb transporta o produtor para o "Mascoteverso", um universo paralelo habitado por diversos mascotes (inclusive mascotes de outras edições da Copa). Esse universo é derivado das ideias humanas, onde os habitantes recebem essas ideias e as aprimoram, devolvendo-as melhoradas para os humanos.

Não consegui evitar deixar de fazer um paralelo com a filosofia platônica do mundo das ideias. Platão (348 aC - 428 aC), filósofo grego da Antiguidade, ficou conhecido por defender o pensamento de que a realidade é mais do que o mundo percebido pelos sentidos. Também há um mundo alcançado apenas pelo intelecto, um mundo de ideias puras, o Mundo das Ideias. Podemos perceber árvores no nosso mundo por meio de nosso sentidos, mas nenhuma dessas árvores é a ideia geral de árvore que existe nesse mundo separado. Em outras palavras, a realidade não envolve apenas o que percebemos sensorialmente, mas também pelas ideias gerais puras.

O "Mascoteverso" lembra um pouco a linha filosófica platonista ao conceber um mundo à parte relacionado com nossas ideias. Platão acreditava que podíamos acessar o Mundo das Ideias pela nossa razão e, pelo que o vídeo dos mascotes nos mostra, o Mascoteverso é afetado por aquilo que pensamos.

Há, contudo, algumas diferenças claras. As Ideias de Platão são imutáveis e eternas, enquanto as ideias no Mascoteverso são dinâmicas e transformadas. O Mundo das Ideias é eterno, enquanto o Mascoteverso parece um universo dependente da nossa imaginação - o Mundo das Ideias pode existir sem nosso mundo, mas o Mascoteverso parece depender de nós.  

Por outro lado, há outra conexão que vale a pena comentar. Em certo ponto do vídeo, o produtor pergunta porque La'eeb demorou tanto para aparecer e o mascote responde que houve diversas tentativas de contato, mas não foram bem-sucedidas. Nem sempre "pescamos" uma boa ideia. Isso também pode ser comparado com outro ponto da filosofia de Platão: nosso apego ao mundo sensorial nem sempre permite uma dedicação à reflexão das Ideias mais puras. Para Platão, somos almas imateriais que não pertencem ao mundo das sensações e temos uma natureza em contato com as Ideias eternas. Na concepção platônica, o corpo é uma prisão que nos impede de voltar para nosso verdadeiro lar.

Bem, é claro que o Mascoteverso foi apenas uma ficção criada para uma jogada de marketing muito interessante. Ainda assim, o conceito desse universo, mesmo que sem querer, nos convida a refletir sobre a origem dos nossos próprios pensamentos. Pessoalmente não sou platônico - acredito que ideias e pensamentos se reduzem à nossa própria mente trabalhando. Mas e você? Qual é a sua opinião sobre esse tema?

R$ 45 / h
William A.
Guarulhos / SP
William A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Filosofia - Metafísica Filosofia - Apologética Filosofia no Vestibular
Doutorado: Filosofia da Ciência (Universidade de São Paulo (USP))
Aulas e resolução de dúvidas em física, matemática e filosofia. Primeira aula gratuita.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil