O que é conhecimento?
Por: William A.
22 de Abril de 2022

O que é conhecimento?

Filosofia Epistemologia

Uma das principais perguntas da epistemologia, a área da filosofia interessada em ideias sobre conhecimento, é a natureza do conhecimento. O que é conhecimento?

Podemos pensar em três tipos principais de conhecimento: conhecimento por contato, conhecimento prático e conhecimento proposicional.

O conhecimento por contato diz respeito a conhecer pessoas, lugares e objetos. Dizemos que conhecemos Paris quando visitamos essa cidade, dizemos que conhecemos Maria quando conversamos e convivemos com Maria. A ideia de conhecimento por contato é conhecer alguma coisa.

O conhecimento prático envolve o conhecimento necessário para fazer algo. Uma pessoa sabe nadar ou sabe cozinhar se ela sabe como nadar ou sabe como cozinhar. A ideia de conhecimento prático é saber como fazer alguma coisa.

Por fim, temos o conhecimento proposicional, isto é, o conhecimento do valor de verdade de uma proposição. Esse é o conhecimento que mais interessa aos filósofos: saber que o conteúdo de uma determinada proposição corresponde à realidade. A ideia de conhecimento proposicional é "saber que".

A tradição filosófica entende que o conhecimento proposicional possui três aspectos: crença, verdade e justificação. Não podemos dizer que uma pessoa sabe que vai chover amanhã se ela não acredita nisso. Também não podemos dizer que ela sabe disso se a proposição for falsa: se não vai chover amanhã, então ninguém pode dizer que sabe que vai chover amanhã. Crença e verdade são fatores necessários para o conhecimento, mas ainda há um terceiro fator: justificação.

Não basta acreditarmos que uma proposição é verdadeira e essa proposição ser verdadeira. Também é necessário ter uma razão para crer naquela proposição verdadeira, caso contrário, o conhecimento seria apenas uma questão de sorte. Posso acreditar que a alternativa certa para a questão de uma prova é a D, e, de fato, essa ser a resposta correta, mas isso não significa que eu sei a resposta da pergunta. Se eu não souber a razão da alternativa correta ser a D, meu acerto será apenas um "chute", não será conhecimento genuíno. Por isso, o fator da justificação também é necessário para que se tenha conhecimento.

Mas apenas ter uma justificação é suficiente para garantir conhecimento? Edmund Gettier, em um curto artigo na década de 1960 [1], mostrou que não. Imagine que você passe na frente de um relógio às 18 horas, veja que ele marca 18 horas e elabore a crença de que são 18 horas naquele momento em que viu o relógio. Você acredita que são 18 horas, é verdade que são 18 horas e você tem uma razão para crer nisso: olhou o relógio. Só que aquele relógio, por acaso, estava parado desde o dia anterior às 18 horas. Apenas olhar o relógio é razão suficiente para garantir seu conhecimento? Parece que sua justificativa foi uma questão de sorte tanto quanto o chute e algo mais seria necessário para validar seu conhecimento. Atualmente, os filósofos debatem sobre o conhecimento depender do contexto em que nossa crença é desenvolvida. No exemplo acima, ela não foi desenvolvida em condições favoráveis ao conhecimento.

Seja como for, conhecimento (proposicional) dependerá de crença e verdade, mas, além disso, a crença verdadeira precisa de um terceiro aspecto que configure o conhecimento e talvez esse aspecto não seja apenas ter uma justificação para o que você acredita.

Notas

[1] GETTIER, Edmund. Is Justixed True Belief Knowledge? Analysis , v. 23, n. 6, 1963, p. 121-123.

R$ 45 / h
William A.
Guarulhos / SP
William A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Lógica - Filosofia Epistemologia Filosofia - Filosofia da Religião
Doutorado: Filosofia da Ciência (Universidade de São Paulo (USP))
Aulas e resolução de dúvidas em física, matemática e filosofia. Primeira aula gratuita.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil