Irracionalidade dos números
em 08 de Maio de 2023
Introdução
A importância das desigualdades se deve ao fato de serem aplicadas a diferentes problemas de Ciência e Tecnologia. Neste Blog pretendemos mostrar algumas das aplicações dasdesigualdades ao cálculo numérico. Acreditamos que o material exposto está ao alcance de qualquer aluno com conhecimentos básicos de matemática elementar.
Parte inteira do número
Definição: A parte inteira do número (representada por ) é o maior inteiro que não excede .
Desta definição segue que sempre , desde que a parte inteira não exceda . Por outro lado, como é o maior número que satisfaz essa desigualdade, temos que . Portanto, é o inteiro que satisfaz as desigualdades . Por exemplo, das desigualdades
(1)
obtemos
. (2)
Em cálculos aproximados é muito importante saber determinar a parte inteira de uma magnitude. Com efeito, se conhecemos a parte inteira de uma grandeza , podemos tomar ou como valor aproximado da grandeza , incorrendo num erro que não vai além da unidade, pois
, (3)
. (4)
Além disso, o fato de conhecer a parte inteira de uma grandeza nos permite encontrar facilmente seu valor com um erro que não ultrapassa . Esse valor pode ser considerado igual a .
Salientemos finalmente que, conhecendo a parte inteira de um número, podemos determiná-lo com qualquer grau de precisão. Como , temos que . Ou seja, o número difere de em no máximo. Se for grande, o erro será pequeno.
Nos problemas a seguir, as partes inteiras de alguns números são determinadas.
Problema 1. Encontre a parte inteira do número
. (5)
Solução: Usando as desigualdades
(6)
(Observe que essas desigualdades são obtidas tomando as raízes, abaixo e acima, em menos de ). Somando essas desigualdades, encontramos
(7)
ou seja, e, por consequência, . Observe, em conexão com este exemplo, que o número difere de x em no máximo .
Problema 2. Encontre la parte inteira do número
. (8)
Solução: A única diferença entre este problema e o anterior é o número de adendos: no primeiro eram 5 e agora são 1000000. Mas esta circunstância impossibilita a aplicação prática do método de resolução anterior. Primeiro vamos ver a soma
. (9)
Para isso, provamos as desigualdades
. (10)
De fato, temos que
(11)
e como , temos que
. (12)
Provamos a primeira das desigualdades (10); a segunda é provada de maneira análoga. Se nas desigualdades (10) tomarmos , obtemos
Somando essas desigualdades temos que:
. (13)
Somando a todos os membros das desigualdades obtidos encontramos
. (14)
Como e , das desigualdades acima segue que
. (15)
Usando as desigualdades anteriores é fácil mostrar a parte inteira do número . Com efeito, se nas desigualdades tomarmos , teremos
, (16)
ou seja, temos que . Finalmente obtemos .
Muito interessante a conexão entre desigualdades e teoria dos números.