Irracionalidade dos números
em 08 de Maio de 2023
Introdução:
Problemas relacionados à Aritmética que apresentam dificuldades aos alunos são frequentes. Essas dificuldades são geralmente explicadas pelo fato de que Aritmética é estudada nas classes do ensino fundamental, onde muitos resultados são comunicados aos alunos sem demonstração. Esses problemas não serão retomados mais tarde, mas isso não diminui de forma alguma a importância de partes da aritmética como a divisibilidade dos números inteiros, as propriedades das frações, a teoria das proporções, etc.
O aluno tem que saber enunciados dos resultados correspondentes; Além disso, é preciso saber demonstrá-los: aqui pode-se levantar um problema relacionado, por exemplo, com a dedução deste ou daquele critério de divisibilidade. Estas demonstrações apresentam em si um exercício completamente viável para qualquer um que tenha dominado com sucesso o curso de Álgebra.
Vamos demonstrar, como exemplo, o critério de divisibilidade para 9. Seja o inteiro positivo . Aqui o símbolo significa um número de dígitos, onde são os respectivos algaritmos deste número. Note que com . Precisamos provar duas afirmações:
Seguindo o princípio do sistema numérico de posição decimal
.
Como para qualquer inteiro e positivo, obtemos
(*)
É evidente que o número entre parênteses é divisível por , pois é a soma de adendos, cada um dos quais é divisível por . Então se a soma é divisível por , o número também é divisível por . Neste ponto afirmação (1) está provada. A afirmação (2) também vem da igualdade (*): se seu primeiro membro (o número ) for divisível por e como o primeiro adendo de seu segundo membro (o número entre colchetes) for divisível por , o segundo adendo (a soma dos dígitos do número ) também será divisível por .
Aqui é conveniente lembrar que diferentes fatores aritméticos são úteis para resolver problemas, que são notados por símbolos literais.
Se tivermos dois inteiros e , onde , então existe um único inteiro e um único inteiro com tais que . A igualdade nada mais é a divisão do número pelo número com resto . Em particular, a igualdade deixa claro que qualquer número par tem uma forma , e qualquer número ímpar pode ser representado na forma de , onde é um inteiro.
Se tivermos um inteiro positivo maior que e se é uma decomposição do mesmo número em fatores simples (aqui são diferentes divisores simples do número , e é o número de suas repetições na decomposição do número ), então qualquer divisor do número tem a forma , onde , com .
Se tivermos os inteiros positivos , então seu divisor comum é chamado de inteiro positivo pelo qual cada um dos números é dividido sem deixar resto. O máximo divisor comum dos números é chamado o máximo divisor comum destes. Se o máximo divisor comum for igual a , os números são chamados mutuamente simples (ou primos entre si).
Vamos examinar alguns exemplos sobre a aplicação das propriedades dos inteiros para resolver problemas relacionados à divisibilidade.
Exemplo 1: Mostre que o número é divisível por em qualquer caso onde é par.
Solução: Sem dúvida, por verificação direta, que esta afirmação é válida para , não seremos capazes de resolver este problema porque não podemos substituir todos os números pares por . Portanto, é necessário dar uma prova de que é válido para qualquer número par .
Todo número par pode ser representado como , onde é inteiro; então . Se mostrarmos que é divisível por , para qualquer inteiro , ficará claro que é divisível por .
Temos que . Vemos que o segundo adendo do lado direito é divisível por . E o primeiro adendo do mesmo membro é um produto de três inteiros sucessivos, então um deles é necessariamente divisível por . Além disso, de dois inteiros sucessivos (sobretudo dos três) um é necessariamente par. Como e são reciprocamente simples, é divisível por para qualquer numero inteiro .
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