Reflexão: O que é vocabulário?
Por: Antonio R.
27 de Janeiro de 2020

Reflexão: O que é vocabulário?

É importante conhecer o que realmente é para poder construí-lo melhor na memória

Inglês

Talvez seja uma das coisas q + faladas em diversos perfis de idiomas, e tanto faz o idioma, e tmb pd ser de qq escola, franqueado, influencer, professor/a, curso, app, etc.) Lógico, sem querer generalizar, sempre há excepções que mostram + do q isso, mas a grande maioria usa a mesma carta na manga pra ensinar idiomas, o vocabulário.

Vocabulário é uma das valências do trío fantástico. Conheceremos os outros dois em outros posts, mas vc já deve de saber qual é, mas se não souber, acompanhe meu perfil e em breve meu futuro blog.

Vocabulário é um composto de palavras pq dentro desse composto existem inumeráveis grupos de palavras, q podem se referir a verbos, substantivos (se falarmos de categorias de palavras) ou podem se referir a outros grupos de palavras que podem contemplar áreas da vida tipo trabalho, viagens, negócios, etc.

Por isso que dizemos que uma vez que juntamos todos esses grupos de palavras temos um *composto*.

É literalmente impossível aprender todo o vocabulário de uma língua, mas podemos
mapeá-lo de acordo com os parâmetros que o léxico nos disponibiliza. Há professores q não concordam em aprender e ensinar o vocabulário pq as palavras podem ser vistas fora de *contexto*.

Isso do léxico, eventualmente, é algo mais complexo, pq se trata de um conceito de linguística e de acordo com enciclopédia, o léxico é um sistema que nos fornece as coordenadas mais exatas sobre o contexto socio-linguístico das palavras.

Enquanto que o vocabulário pode ser representado como agrupamento, o léxico é literalmente um estoque, um inventário, e segundo seu aprofundamento vira uma taxonomia.

Erro típico da galera é dizer "vocabularios" em plural, mas a palavra vocabulário já se refere aos vocábulos (palavras.) Prof., é necessário saber de léxico para ficar fluente? Não necessariamente.

Porém em estágios mais avançados, nos quais alunos buscam atingir PROF - CIÊNCIA, terão q se envolver + com o léxico.

Uma aprendizagem sadia de um idioma é aquela na qual o aluno cria independência e autonômia por fazer uso do vocabulário *ativo*, composto pelas palavras mais relevantes (usuais) da língua.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil