
Tranquei o meu inglês e agora

em 03 de Fevereiro de 2020
Fala-se muito em design thinking por questão das famosas startups e da febre do empreendedorismo, não é verdade?⠀
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Mas cadê o bendito design thinking voltado para educação?⠀
Há quem me responderia que o mesmo já existe e se chama "design instrucional", só que não.⠀
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Inclusive já cheguei a ver umas iniciativas desse conceito adaptadas ao contexto da educação na qual, os passos seriam os seguintes: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução. ⠀
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Só que quando descobri que os japoneses já tem a muito tempo uma espécie de UBUNTU dos professores foi aí onde eu reparei mesmo que o Japão é um pais que está a anos luz do Brasil em muitos sentidos.⠀
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Descobri por coincidência este conceito no livro "Formando + que um professor" da Elizabeth Green, que é tipo a Tatiana Klix da Porvir só que versão americana dos USA.⠀
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O Jugyou Kenkyu é tipo um estudo da lição com o objetivo de melhorar o modelo da educação como um todo com o intuito de ENTENDER O PENSAMENTO DAS CRIANÇAS.⠀
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Eles fazem isso para enriquecer, melhorar, aprimorar, aperfeiçoar o ensino para atingir a excelência no ensino e eficiência na aprendizagem. Se liga só nos steps desses Samurais da Educação:⠀
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1 - Definir o problema⠀
2 - Planejar a lição⠀
3 - Ensinar a lição⠀
4 - Avaliar a lição⠀
5 - Revisar a lição⠀
6 - Ensinar lição reavaliada.⠀
7 - Avaliar de novo⠀
8 - Compartilhar⠀
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Porém este foi somente um processo iterativo. Eles tem muitos outros modelos e todos com nomes diferentes em japonês.⠀
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Portanto... os caras já desbancaram isso do design thinking faz tempo lá... naquela ilha pequenininha. ⠀
Inclusive já li que até outros países adotaram isso para o ensino deles, tipo o Irã. Fica aí mais um insight sobre a educação para você, professor. Que busca ensinar a suas lições com primor. ⠀
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Para mais detalhes leia neste site:⠀
https://johndabell.com/2018/11/28/jugyou-kenkyu/⠀
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