Estequiometria no vestibular
em 16 de Dezembro de 2014
Olá caros estudantes!
Gostaria de escrever um pouco hoje para vocês sobre um tema de biologia até que bem simples, mas que volta e meia acaba pegando alguns vestibulandos mais desprevinidos: O Dogma Central da Biologia.
De maneira bem simplificada, o Dogma Central da Biologia, nada mais é do que a síntese proteica a partir do DNA.
Nesse processo, existem duas etapas principais:
- A transcrição, onde o RNA mensageiro (RNAm) é formado usando o DNA como molde; e
- A tradução, onde há a síntese da proteína, usando como molde o RNAm.
Lembrando que as células eucaríóticas possuem o DNA compartimentalizado dentro do núcleo, ou seja, a transcrição acontece no núcleo. Já os ribossomos, organelas responsáveis pela síntese proteica, se localizam no citoplasma, logo a tradução ocorre no citoplasma da célula.
Existem diversos genes (unidades hereditárias do DNA) que são responsáveis pela informação da sequência proteica. Como não é possível carregar o DNA do núcleo para o citoplasma para produzir as diversas proteínas, existe uma molécula intermediária, o RNA mensageiro (RNAm). O RNAm é a cópia do gene que, após ser produzido, vai do núcleo para o citoplasma e lá sim ele é lido pelos ribossomos e finalmente traduzido em proteína.
Esquematicamente funciona da seguinte forma:
DNA ---------> RNAm ---------> Proteína
transcrição tradução
Núcleo Citoplasma
Agora que você já sabe basicamente as etapas da síntese protéica a partir do DNA e aonde elas acontecem, é interessante observar algumas diferenças entre essas 3 moléculas apresentadas:
1) DNA
O DNA contém toda a informação genética hereditária codificado através da sequência das bases nitrogenadas A, T, C e G (Adenina, Timina, Citosina e Guanina).
Ele é uma molécula que forma estrutura tridimencional de fita dupla (Dupla-Hélice - aquele desenho tradicional de DNA que estamos acostumados a ver em todos os cantos).
Ele é um polímero formado pela sequência de nucleotídeos, que por sua vez contém:
- Um grupo fosfato,
- Um açúcar (A Desoxirribose),
- Uma base nitrogenada (A, T, G ou C).
(*Ver revisão sobre DNA aqui)
2) RNAm
O RNAm se parece com o DNA em alguns aspectos, mas fique atento com as principais diferenças:
- Ao contrário do DNA, que é dupla fita, o RNA é simples fita;
Também é composto por fosfato, açúcar e base nitrogenada, porém diferentemente do DNA:
- Seu açúcar é a Ribose;
- Suas bases nitrogenadas são A, U, G, C.
3) Proteína
As proteínas são polímeros formadas pela sequência de aminoácidos.
Todas as proteínas do nosso corpo são produzidas através da decodificação do DNA nuclear ou mitocontrial (SIM!, lembre que as mitocôndrias também possuem DNA, mas para facilitar didaticamente, aqui focamos no DNA nuclear).
Para a leitura não ficar tão cansativa, dividi esse tema em algumas partes.
Essa primeira parte teve como objetivo revisar o que é o Dogma Central da Biologia e conhecer as principais moléculas envolvidas nos processos de transcrição e tradução.
No artigo Dogma Central da Biologia no vestibular (Parte 2), vamos estudar como a informação genética é passada de DNA para RNAm e então para proteína, tema recorrente no vestibular!
Um Abraço,
Bom estudo a todos!
Prof. Camila