Decifrando as reações químicas
Camila da Silva
em 08 de Dezembro de 2014

 "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

É com essa célebre frase que Antoine Lavoisier há mais de 200 anos explicou as reações químicas.
Reação química é a transformação de um ou mais reagentes em um ou mais produtos. Nessa transformação ocorrem mudanças na formação química do(s) reagente(s) de tal forma que ao seu final, parece que de alguma forma ele(s) foi(foram) perdido(s). Mas na realidade, houve apenas a reestruturação em novo(s) composto(s).

Diversas reações químicas acontecem o tempo todo a nossa volta, na natureza e até mesmo em nosso corpo. A todo instante Milhares de moléculas estão reagindo e se transformando em outras. Tais transformações proporcinam nossa nutrição, a fotossíntese, a reprodução dos animais, a decomposição de substâncias mortas, enfim, a VIDA.

As reações químicas são representadas de forma simplificada para a melhor compreensão da transformação da matéria.
A seguir temos um exemplo de uma reação química de neutralização ácido-base:

Observe que essa reação química utilizada como exemplo mostra as principais informações que devemos saber extrair "de cara" de uma reação.

1. Quem são os reagentes e quem são os produtos

Geralmente os reagentes são descritos do lado esquerdo da reação química, enquanto que os produtos do lado direito. Separando-os costuma haver uma flecha, que indica também o sentido da reação (reagentes formando produtos). Os reagentes são as substancias iniciais que sofreram transformação e rearranjo de átomos para formar então os produtos. 
As substâncias estão aqui representadas por sua fórmula molecular. Temos o ácido sulfúrico (H2SO4), hidróxido de sódio (NaOH), sulfato de sódio (Na2SO4) e água (H2O). O número subscrito na fórmula molecular significa a quantidade de átomos presentes de cada elemento químico naquela substância. O ácido sulfúrico (H2SO4) possui 2 átomos de hidrogênio (H), um átomo de enxofre (S) e 4 átomos de oxigênio (O).

 


2. A estequiometria da reação

Se a reação em questão estiver balanceada, como no exemplo acima, é possível saber a estequiometria da reação. Ou seja, é possível saber a proporção de reagentes necessária para formação dos produtos. O coeficiente numérico descreve quantidade de matéria em mols de cada uma das substâncias. Lembrando que quando não há nenhum coeficiente, subentende-se que o número seja "1". No mesmo exemplo, temos 1 mol de  ácido sulfúrico (H2SO4), 2 mols de hidróxido de sódio (NaOH), 1 mol de sulfato de sódio (Na2SO4) e 2 mols de água (H2O).

Para saber mais sobre balanceamento de reações químicas, clique aqui.

 

3. A leitura da reação

Agora que sabemos obter essas informações da reação química, podemos fazer sua leitura.
1 mol de ácido sulfúrico reage com 2 mols de hidróxido de sódio, formando 1 mol de sulfato de sódio e 2 mols de água.





Espero que tenha ajudado na sua compreensão e estudo!

Dúvidas ou sugestões, não deixe de comentar.


Abraço,
Prof. Camila

 

Araraquara / SP

1 avaliação
Doutorado: Doutora em Ciências - Micro e Imunologia (Biologia) (Universidade Federal de São Paulo)
Olá! Dou aulas particulares desde 2006 em diversas matérias da área biológica: bioquímica, biologia celular, biologia molecular, química geral, química orgânica, imunologia, patologia, entre outras. Já lecionei também em cursinhos, cursos técnicos e universidades. Minhas grandes paixões são ciência e educação. Desenvolvo projetos de pesquisa na área de oncologia, trabalhando principalmente com Biologia Celular e Molecular e Bioquímica. Ofereço aulas online, em domicílio ou em alguns locais p ...
Química para Ensino Médio, Química Pré-Vestibular, Medicina Molecular, Medicina - Celular, Patologia, Imunologia, Bioquímica
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 55 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil