O formato dissertativo-argumentativo é escolhido pelo enem, pois possibilita ao estudante construir uma tese inicial e defendê-la em diferentes pontos de vista ao longo do texto. Abaixo separei algumas dicas:
1. Veja o tema e faça uma leitura cuidadosa - Antes de começar, é essencial que você leia com muita atenção o tema da redação e em seguida leia os textos de apoio com muita calma.
2. Escolha uma tese. - Depois de ter lido com calma os textos de apoio, agora é hora de escolher a sua abordagem e seus argumentos que você vai usar para defender sua tese. Tente entender cada texto de apoio e escreva um pequeno resumo do que você entendeu.
3. Faça o rascunho. - Chegou a hora de você fazer o rascunho do texto. O essencial que nessa etapa preocupe-se apenas com o contéudo que vai ser abordado no seu texto e não com a gramática. Lembre-se, suas ideias tem que fazer sentido no texto. Uma dica, é tentar se colocar no lugar de um leitor qualquer e ao ler o rascunho, tentar perceber se a maneira como você encaixa as ideias é confusa para quem ler.
4. Estrutura.
Introdução: Aqui você vai apresentar o seu tema e vai dar a ideia do que vai ser abordado ao longo do texto.
Desenvolvimento: Defenda a sua tese apresentando justificativas consistentes e apresente seu argumento. Uma dica é reservar cada parágrafo para um argumento diferente.
Conclusão: Retome as ideias propostas anteriormente com os principais argumentos para confirmar a sua tese e encerrar o debate. É nessa parte que você tem que propor uma solução ao problema.
5. Revise o texto. - Nessa parte você vai ter que ver se tem algum erro de concordância ou de gramática. Revise no mínimo 3 vezes com muita cautela antes de passar para o próximo passo.
6. Passe o texto a limpo. - Parabéns, agora você pode continuar o resto da sua prova. Porém, respeite o limite de linhas.