Por: Jonatas P. 04 de Janeiro de 2017
A CRÍTICA AO ENSINO DA MATEMÁTICA
Matemática EM História da Matemática Ensino MédioEncontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online
A Matemática ocupa o lugar das disciplinas que mais reprova o aluno na escola. A justificativa para a “incapacidade”, isto é, insucesso do educando é que a “matemática é difícil”, ou que a “matemática é para poucos”.
A autora faz um passeio na História da Matemática trazendo aspectos que aludem às raízes deste mito que por séculos é mantido. Estes lugares de significação dados à matemática interferem na relação entre o sujeito que ensina e o sujeito que aprende.
Assim, a ruptura destes significados é impossibilitada, pelos que mediam o acesso aos saberes que constituem o discurso matemático. O aluno, mesmo excluídos do discurso pré-construido acaba por sofrer as consequências dos seus efeitos.
Links relacionados:
- “Matemática é difícil”: Um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos
- Sobre prova e processo em matemática
- O que torna a Matemática tão difícil e o que podemos fazer para o alterar ?
- A contextualização e a valorização da matemática: Representações sociais de alunos do ensino médio
- A matemática e o fracasso escolar: Medo, mito ou dificuldade
R$ 45 / h
Fuvest
Matemática para Concursos
Matemática para Ensino Médio
Graduação:
Licencieatura em matemática
(Universidade de São Paulo (USP))
Aulas comigo de Matemática, Física, Informática Geral
1
seguidor
Seguir blog
Cadastre-se
ou faça o login para comentar nessa publicação.