OFICINA: CONSTRUINDO O TANGRAM E REVELANDO ALGUNS MISTÉRIOS
em 05 de Janeiro de 2017
Tomando por base o estudo de Kilpatrick(1992),poderíamos destacar pelo menos 3 fatos determinantes para o surgimento da Educação Matemática EM, como campo profissional e científico:
No entanto,em nível internacional a pesquisa em EM deu um salto significativo com o Movimento de Matemática Moderna (MMM), ocorrido nos anos de 1950 e de 1960.Esse movimento surgiu motivado pela “Guerra Fria” entre Rússia e EUA e,de outro,como resposta à constatação,após a 2 Guerra Mundial,de uma considerável defasagem entre o progresso científico-tecnológico e o currículo então vigente.
O surgimento da EM no Brasil teve inicio a partir do MMM, Mais precisamente no final doas de 1970 e durante a década de 1980.É nesse período que surge a Sociedade Brasileira de Educação Matemática e os primeiros programas de pós-graduação em EM .O banco de dissertações/teses em EM organizado pelo(CEMPEM) da Faculdade de Educação da Universidade estadual de Campinas (FE-Campinas) com um acervo que em 2005,já ultrapassava a cifra de 1.000 estudos traduzidos em dissertações de mestrado ou doutorado- dá uma amostra bastante real da vitalidade científica brasileira em EM.
Embora o objeto de estudo da EM ainda se encontre em processo de construção,poderíamos, de modo geral , dizer que ele envolve as múltiplas relações e determinações entre ensino,aprendizagem e conhecimento matemático em um contexto sócio cultural especifico.
A EM não é apenas um campo profissional,mas também uma área de conhecimento. A EM é tanto uma área de pesquisa teórica quanto uma área de atuação prática,além de ser ao mesmo tempo,ciência e prática social.
Curiosidades e artigos sobre o texto
Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Até 2012, eram escolhidos dez professores e um gestor escolar. Em 2013 teremos novidades. Agora, todos os 50 finalistas ganham uma assinatura das revistas NOVA ESCOLA ou GESTÃO ESCOLAR. Destes, serão escolhidos 20 trabalhos que vão ganhar, além da assinatura, um tablet. Por fim, serão escolhidos os 10 grandes vencedores, professores ou gestores, que, além dos outros prêmios, recebem 15 mil reais em dinheiro e participam da festa de gala realizada em São Paulo. O processo de seleção continua o mesmo: um grupo de renomados especialistas analisa cada um dos milhares de projetos inscritos a cada edição.
O currículo da 8ª série trazia a recomendação de trabalhar o conceito de função afim, uma expressão do tipo y = ax + b. Decidida a avançar sem deixar ninguém para trás, a professora Rosilene Anevan Fagundes planejou atividades de recuperação sobre equações de 1º grau, potenciação e sistema cartesiano. Paralelamente, deu largada ao conteúdo, abordando a noção de dependência entre duas variáveis e orientando a construção de gráficos. Estimulados a pesquisar a função afim no cotidiano, os estudantes a encontraram em diversos locais, como em um restaurante por quilo.
Vencedores de matemática:
Conheça os vencedores
A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização.