ANALISE CRÍTICA DA EDUCAÇÃO ATUAL
Foto de Jonatas P.
Por: Jonatas P.
04 de Janeiro de 2017

ANALISE CRÍTICA DA EDUCAÇÃO ATUAL

Matemática Ensino Fundamental Ensino Médio Geral Geometria Análise Real

No século XX, o afastamento da família bem como da comunidade do processo da educação escolar e o desenvolvimento da tecnologia colocou a escola em uma situação delicada, pois se ausentou àqueles que influenciam decisivamente no processo da educação. Por outro lado, a tecnologia acrescentou novos cenários que competem com o espaço educacional. Diante disso, nasce a idéia da mudança educacional.

As mudanças propostas pela Educação no Brasil se firmaram através da Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN 9.394. Podemos encontrar todos os detalhes sobre à LDBN em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

A lei enfatiza a necessidade de desenvolver os conteúdos além da dimensão conceitual, ou seja, que os mesmos contemplem conhecimentos adquiridos pelos estudantes fora da escola para facilitar a socialização.

Os princípios que orientam as novas propostas educacionais são encontrados nos Parâmetros curriculares Nacionais – PCNs, para o ensino fundamental e o ensino médio, os quais têm como objetivo propor um ensino de qualidade, buscando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, para os jovens.

A interdisciplinaridade é um dos princípios encontrado nesses PCNs, inclusive no de Matemática, o que possibilita perpassar por todos os campos dos conhecimentos:

A escola, assim como a tecnologia é fonte de transmissão do conhecimento. Como a LDBN enfatiza que os conteúdos sejam explorados de forma a contemplar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes fora da escola, esta precisa aproveitar de todas as riquezas dessa sociedade informatizada e deve orientar criticamente os estudantes na busca de manter o acesso ao conhecimento, e não apenas o consumo da informação que a tecnologia proporciona.

A Educação Matemática, área caracterizada pela interdisciplinaridade, pesquisa com o objetivo de proporcionar um ensino inovador da Matemática, para que através deste possa ser transmitidas ideias como a proposta de Ubiratan D’Ambrosio: ética da diversidade. A qual se resume em Respeito, Solidariedade e Cooperação.

Do ponto de vista de D’Ambrosio, a Matemática é uma estratégia desenvolvida e sistematicamente (re) elaborada pela espécie humana ao longo da sua história para explicar, conhecer, entender, lidar e conviver com a realidade sensível, perceptível, e com o seu imaginário.

Jonatas P.
Jonatas P.
São Paulo / SP
Responde em 17 h e 43 min
Identidade verificada
1ª hora grátis
nota média
0
avaliações
R$ 60
por hora
Graduação: Licencieatura em matemática (Universidade de São Paulo (USP))
Matemática para Concursos, Matemática para Ensino Fundamental, Matemática para Enem
Aulas comigo de Matemática, Física, Informática Geral

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto