OFICINA: CONSTRUINDO O TANGRAM E REVELANDO ALGUNS MISTÉRIOS
em 05 de Janeiro de 2017
No século XX, o afastamento da família bem como da comunidade do processo da educação escolar e o desenvolvimento da tecnologia colocou a escola em uma situação delicada, pois se ausentou àqueles que influenciam decisivamente no processo da educação. Por outro lado, a tecnologia acrescentou novos cenários que competem com o espaço educacional. Diante disso, nasce a idéia da mudança educacional.
As mudanças propostas pela Educação no Brasil se firmaram através da Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN 9.394. Podemos encontrar todos os detalhes sobre à LDBN em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
A lei enfatiza a necessidade de desenvolver os conteúdos além da dimensão conceitual, ou seja, que os mesmos contemplem conhecimentos adquiridos pelos estudantes fora da escola para facilitar a socialização.
Os princípios que orientam as novas propostas educacionais são encontrados nos Parâmetros curriculares Nacionais – PCNs, para o ensino fundamental e o ensino médio, os quais têm como objetivo propor um ensino de qualidade, buscando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, para os jovens.
A interdisciplinaridade é um dos princípios encontrado nesses PCNs, inclusive no de Matemática, o que possibilita perpassar por todos os campos dos conhecimentos:
A escola, assim como a tecnologia é fonte de transmissão do conhecimento. Como a LDBN enfatiza que os conteúdos sejam explorados de forma a contemplar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes fora da escola, esta precisa aproveitar de todas as riquezas dessa sociedade informatizada e deve orientar criticamente os estudantes na busca de manter o acesso ao conhecimento, e não apenas o consumo da informação que a tecnologia proporciona.
A Educação Matemática, área caracterizada pela interdisciplinaridade, pesquisa com o objetivo de proporcionar um ensino inovador da Matemática, para que através deste possa ser transmitidas ideias como a proposta de Ubiratan D’Ambrosio: ética da diversidade. A qual se resume em Respeito, Solidariedade e Cooperação.
Do ponto de vista de D’Ambrosio, a Matemática é uma estratégia desenvolvida e sistematicamente (re) elaborada pela espécie humana ao longo da sua história para explicar, conhecer, entender, lidar e conviver com a realidade sensível, perceptível, e com o seu imaginário.