USO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Por: Jonatas P.
03 de Janeiro de 2017

USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Matemática EM Equações Ensino Básico Básico Geometria Álgebra Retas Pontos Software GeoGebra Avançado

 

O Geogebra é um software gratuito de matemática dinâmica que reúne recursos de geometria, álgebra e cálculo. Por um lado, o GeoGebra possui todas as ferramentas tradicionais de um software de geometria dinâmica: pontos, segmentos, retas e seções cônicas. Por outro lado, equações e coordenadas podem ser inseridas diretamente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, duas representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: sua representação geométrica e sua representação algébrica.

Nesta aula no Laboratório da FACED-UFBA a professora Lúcia procurou evidenciar as potencialidades da utilização do GeoGebra em sala de aula com propostas de tarefas para os três ciclos do ensino básico, porém não tínhamos os software instalados nos computadores da Instituição. Apesar do percalço a professora tentou realçar o papel que a utilização deste programa pode assumir na aprendizagem com compreensão da Matemática, no estabelecimento de conexões entre temas matemáticos e na articulação entre tópicos de diferentes anos e ciclos de escolaridade, discutindo aspectos fundamentais da dinâmica da aula.

Assim, ficou claro com esta aula que além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática os softwares contribuem para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem. No entanto, esses recursos não ensinam por si só, é imprescindível que o professor esteja preparado para elaborar situações de aprendizagem, sendo uma das formas mais eficientes a elaboração de sequências de ensino, pois esse método enfatiza que o professor deve valorizar as atitudes dos alunos, porque envolve conceitos, proposições, problemas e afasta a concepção de que o saber matemático está pré-elaborado pelo educador e pode ser transmitido para seu aluno, ou seja, o professor deve coordenar as ações dos alunos durante a realização das sequências, levando-os a adquirir e significar o conhecimento matemático.

Links relacionados:

R$ 45 / h
Jonatas P.
São Paulo / SP
Jonatas P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Concursos Fuvest Matemática para Ensino Fundamental
Graduação: Licencieatura em matemática (Universidade de São Paulo (USP))
Aulas comigo de Matemática, Física, Informática Geral
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil