Os primórdios da Grécia

História Grécia
Os primórdios da Grécia
Pedro Ferreira Barros
em 01 de Junho de 2014

O ínicio desta civilização data de 2600 A.C como civilização minóica, que também é conhecida como cretense por localizar-se na ilha de Creta, sabe-se muito pouco sobre esta, o nome minóica foi dado em homenagem a um lendário rei de Creta chamado de Minos. Eles faziam uso da escrita conhecida como linear A, mas não foi decifrada ainda pelos pesquisadores, sabe-se também que eram voltados para o comércio marítimo.

Valorizavam a figura religiosa feminina e fabricavam objetos em cerâmica  que tinham grande valor artístico, sendo o seu principal produto comercial, foram destruídos por volta de XV a.c pelos micênicos por razões desconhecidas.

Em 1600 a.c tivemos oapogeu dos micênicos, que fizeram parte da grécia da idade do bronze, seu deus mais importante era Poseidon, eram dominados por uma aristocracia guerreira comandados por um rei, ao invadir Creta adotaram uma forma de escrita minóica para registrar sua língua, chamada de linear B, considerada uma variante primitiva da língua Grega.

Eram assim como os cretenses grandes navegadores e utilizavam o ferro e o bronze como armamento, eles chegaram ao fim em 1100 a.c quando os dórios destruíram toda a sua potência maríitima, fazendo com que Creta perdesse sua hegemonia, já que foi dividida em Cidades-Estado.

A grande marca da civilização dória era sua organização em unidades familiares agro-pastoris que se espalharam ao longo do território grego, estas unidades eram chamadas de pólis, em meados do século VI a.C já tinham se formado 1500 destas unidade, dentro delas havia um claro domínio dos guerreiros, foi ai que surgiu a idéia de propriedade privada, vindo à tona assim a figura do guerreiro propietário, dentro destas sociedades haviam os pequenos grandes e médios propietários, fazendo com que a sociedade grega fosse mais complexa que as demais.

Acredita-se que eles tenham vindo das montanhas do norte e nordeste da Grécia, a razão por que este povo resolveu migrar-se dessas regiões para o peloponeso e a Magna Grécia e a Creta ainda é desconhecida, é sabido também que a invasão dos dórios se deu de uma forma bastante violenta, destruindo várias cidades micênicas destruindo todas as marcas culturais micênicas, baseadas principalmente no comércio e na fabricação de ferramentas de cobre.

O povo dório dedicava-se bastante ao militarismo, razão pelq qual os espartanos se tornaram um povo bastante voltado às guerras também, durante o período de invasão dória a região da Grécia teve sua cultura bastante atingida, passando por uma fase chamada de Idade das Trevas da Grécia, onde não se teve nenhum registro escrito de sua história contando somente com registros arquelógicos.

 

 

Belo Horizonte / MG

5 avaliações
Graduação: Engenharia de Telecomunicações (FUMEC)
Estudante de Engenharia, formado. Boa didática e disponibilidade além de bastante experiência , aulas residenciais ou on-line e na faculdade. Faço trabalhos de faculdade e escolar dos mais variados conteúdos(Resistência dos Materiais, Mecânica dos Fluidos e Cálculo I, II e III). Experiência junto à Universidade em monitorias de Medidas Elétricas, Sistemas Digitais e Logística.
Letras - Correção de Monografias (TCC), Letras - Dicas, Física I, Física - Mecânica, Física II, Termodinâmica, Física III
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil