Artigo : A dura Realidade das Escola

História da Arte
Artigo : A dura Realidade das Escola
Rosana Lima
em 11 de Agosto de 2014

      Na cidade de Brasília há dois bairros totalmente diferentes no que diz repeito à educação. A infraestrutura das escolas públicas localizadas na periferia da cidade mostra a realidade à frente de um mundo desenvolvido. Lá se encontram escolas públicas que até hoje não têm computadores e/ou salas de informática.

      Em outro ponto da periferia, professora treinada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal levou novas possibilidades de aprendizagem aos alunos, com a chegada do computador. A princípio os alunos se assustaram, mas, ao mesmo tempo, ficaram maravilhados com a novidade. Uma vez por semana alunos dessa escola frequentam o laboratório de informática.

       No contraponto estão escolas privadas, que incorporaram ao seu currículo o uso da tecnologia para que seus alunos tenham maior possibilidade de aprendizagem, desempenho e conhecimento. Estas escolas também agregaram à sua grade escolar aulas de robótica. “O mundo de hoje necessita de pessoas criativas, autônomas, e flexíveis para lidar com as mudanças, decorrentes da globalização e dos avanços tecnológicos”.

      O texto traz argumentos que defendem que o computador seja utilizado por mais disciplinas, pois desenvolve mais raciocínio, interação com o grupo e com o matéria, maior interesse em estudar. Alguns professores que adotaram esta prática notaram mudanças significativas em seus alunos.

         Embora falte em muitas escolas públicas estrutura (sala de informática) e materiais (computadores), três escolas (Escola Parque 308 Sul, Centro Educacional 3, Centro de Ensino de Santa Maria) foram bem-sucedidas e contribuem para redução da exclusão digital. Localizadas na periferia do Distrito Federal fazem parte de um plano piloto.

O texto nos mostra realidades completamente diferentes, por mais que estejam próximas uma da outra. Mas, contam com mestres que fazem a diferença para seus alunos.

 

 

Bibliografia 

 

 

UNESCO. “Computador na escola. Tecnologia e aprendizagem.” TICs nas escolas. V. 3, n.º 3, 2008. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001585/158529por.pdf Acesso em 2 de junho de 2013.

 

 

 

Caieiras / SP
Especialização: ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM (Centro Universitário Senac)
Trabalho à cinco anos anos com alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos.
Pedagogia - Ensino de Jovens e Adultos, Alfabetização, Pedagogia - Leitura, Pedagogia para o 1º Ano, Pedagogia para o 2º Ano, Pedagogia para o 3º Ano, Pedagogia para o 4º Ano
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 65 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil