Artigo :O Uso da Informática como Instrumento de Ensino-Aprendizagem

Informática Geral Computador Apresentações
Artigo :O Uso da Informática como Instrumento de Ensino-Aprendizagem
Rosana Lima
em 07 de Agosto de 2014

 

Coscarelli inicia seu texto, colocando a eficácia da tecnologia para uma aprendizagem de qualidade e defende que os alunos aprendem mais com o uso da informática. Afirma que há necessidade de se desenvolver mais pesquisas a respeito e que este tema necessita de ser estudado com mais vigor.

A maneira de se usar os recursos de multimídias é um dos grandes pontos que Coscarelli levanta. Defende que a informática seja manuseada de maneira a ser um instrumento eficaz para a relação ensino e aprendizagem. Relata que as multimídias - imagens, sons e vídeos - tem o poder de chamar a atenção dos alunos. “Yager, acredita que apresentações multissensoriais aceleram e aumentam a compreensão e que, além disso, prende por mais tempo a atenção da plateia.” (pg.38).

O consenso em trabalhar com essas multimídias traz bons resultados na aquisição da informação. A autora reafirma que através de dados Grégoire, Bracewell & Laferrière (1996), em pesquisas realizadas, comprovam efeitos positivos das novas tecnologias, mas afirma que a tecnologia em si não muda a relação ensino e aprendizagem. A maneira como se opera com essa tecnologia faz a diferença. Explorar bem o imenso potencial das novas tecnologias nas situações de ensino-aprendizagem pode trazer contribuições tanto para os estudantes quanto para os professores.” (Costarelli, p. 40).

A contribuição para os professores é enorme, pois através das tecnologias obtém rapidamente informações sobre recursos que possibilitam uma maior interação com a sala de aula e com alunos individualmente. Possibilitam também uma visão de pesquisa mais aguçada e de reverem o caminho percorrido pelo aluno na aprendizagem, as dificuldades e as facilidades com que esse aluno encontra ao longo do processo.

Coscarelli deixa claro, que a eficácia da tecnologia na educação depende do uso que se faz dela e da finalidade proposta. O computador não fará tudo sozinho, será um complemento. A base de tudo é um bom planejamento.

Por fim, a autora faz duras criticas ao uso de softwares educacionais. Coscareli afirma: A maioria deles parece confundir essa ideia com a de brincar ou aprender por mágica.” (p. 43)

A autora levantou muitos pontos interessantes e utilizou autores que estudam sobre o uso da tecnologia na aprendizagem.

 

 

Bibliografia 

 

Coscarelli, Carla Viana. “O uso da informática como instrumento de ensino e aprendizagem”. Revista Presença Pedagógica. V.4, n. 20, mar./abr. 1998, p. 37-45.

 

 

 

Caieiras / SP
Especialização: ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM (Centro Universitário Senac)
Trabalho à cinco anos anos com alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos.
Pedagogia - Ensino de Jovens e Adultos, Alfabetização, Pedagogia - Leitura, Pedagogia para o 1º Ano, Pedagogia para o 2º Ano, Pedagogia para o 3º Ano, Pedagogia para o 4º Ano
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 65 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil