Artigo :O Uso da Informática como Instrumento de Ensino-Aprendizagem

Informática Geral Computador Apresentações
Artigo :O Uso da Informática como Instrumento de Ensino-Aprendizagem
Rosana Lima
em 07 de Agosto de 2014

 

Coscarelli inicia seu texto, colocando a eficácia da tecnologia para uma aprendizagem de qualidade e defende que os alunos aprendem mais com o uso da informática. Afirma que há necessidade de se desenvolver mais pesquisas a respeito e que este tema necessita de ser estudado com mais vigor.

A maneira de se usar os recursos de multimídias é um dos grandes pontos que Coscarelli levanta. Defende que a informática seja manuseada de maneira a ser um instrumento eficaz para a relação ensino e aprendizagem. Relata que as multimídias - imagens, sons e vídeos - tem o poder de chamar a atenção dos alunos. “Yager, acredita que apresentações multissensoriais aceleram e aumentam a compreensão e que, além disso, prende por mais tempo a atenção da plateia.” (pg.38).

O consenso em trabalhar com essas multimídias traz bons resultados na aquisição da informação. A autora reafirma que através de dados Grégoire, Bracewell & Laferrière (1996), em pesquisas realizadas, comprovam efeitos positivos das novas tecnologias, mas afirma que a tecnologia em si não muda a relação ensino e aprendizagem. A maneira como se opera com essa tecnologia faz a diferença. Explorar bem o imenso potencial das novas tecnologias nas situações de ensino-aprendizagem pode trazer contribuições tanto para os estudantes quanto para os professores.” (Costarelli, p. 40).

A contribuição para os professores é enorme, pois através das tecnologias obtém rapidamente informações sobre recursos que possibilitam uma maior interação com a sala de aula e com alunos individualmente. Possibilitam também uma visão de pesquisa mais aguçada e de reverem o caminho percorrido pelo aluno na aprendizagem, as dificuldades e as facilidades com que esse aluno encontra ao longo do processo.

Coscarelli deixa claro, que a eficácia da tecnologia na educação depende do uso que se faz dela e da finalidade proposta. O computador não fará tudo sozinho, será um complemento. A base de tudo é um bom planejamento.

Por fim, a autora faz duras criticas ao uso de softwares educacionais. Coscareli afirma: A maioria deles parece confundir essa ideia com a de brincar ou aprender por mágica.” (p. 43)

A autora levantou muitos pontos interessantes e utilizou autores que estudam sobre o uso da tecnologia na aprendizagem.

 

 

Bibliografia 

 

Coscarelli, Carla Viana. “O uso da informática como instrumento de ensino e aprendizagem”. Revista Presença Pedagógica. V.4, n. 20, mar./abr. 1998, p. 37-45.

 

 

 

Caieiras / SP
Especialização: ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM (Centro Universitário Senac)
Trabalho à cinco anos anos com alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos.
Ensino de Jovens e Adultos, Alfabetização, Pedagogia - Leitura, Pedagogia para o 1º Ano, Pedagogia para o 2º Ano, Pedagogia para o 3º Ano, Pedagogia para o 4º Ano
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 72 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil