Cidadania ativa na escola ou educação ativa fora da escola?
Por: Rosana L.
29 de Março de 2015

Cidadania ativa na escola ou educação ativa fora da escola?

Pedagogia

O artigo 205, da constituição brasileira afirma que a educação é dever do Estado e da família. Nosso primeiro contato com educação é por meio dos pais ou familiares e são eles que nos auxiliam a encarar o mundo fora de casa.

A escola tem um papel fundamental na preparação para educação, nela aprendemos a conviver em grupos, criar vínculos, a expor idéias e sensações. O ambiente escolar não tem apenas a participação de ensinar a ler e escrever mais sim de desenvolver culturalmente, socialmente e qualificar ao trabalho. 

Juntos família e escola desenvolvem e prepara a o exercício da cidadania. Penso que é desde a infância que deve ser despertada a consciência de que todos devem ter um papel ativo e transformador.

Defendo a idéia de que cidadania ativa na escola é um importante complemento para educação ativa fora da escola, onde o aprender está em diversos meios de comunicação como: a televisão, jornal, revistas, livros e internet, nos influência no meio na educacional, pois fornecem informações e interpretações em todos os âmbitos da sociedade.

O desafio da família e da escola, nesse contexto, é fazer com que os educandos exercitem a cidadania desde cedo, sem pensar que isso deva ser feito somente como preparação para a idade adulta, para que os mesmos possam participar das decisões que influem diretamente no seu dia-a-dia, tornando-se assim cidadãos ativos.

R$ 55 / h
Rosana L.
Caieiras / SP
Rosana L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Pedagogia para o 1º Ano Pedagogia para o 4º Ano Pedagogia para o 2º Ano
Especialização: ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM (Centro Universitário Senac)
Trabalho com alfabetização à oito anos. Jovens e Adulto, Crianças com TDHA,TOD, Deficit de atenção e hiperatividade e muitos outros.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil