Reflexões Sobre o Uso da Tecnologia na Rede Municipal de Ed
em 13 de Setembro de 2014
O artigo 205, da constituição brasileira afirma que a educação é dever do Estado e da família. Nosso primeiro contato com educação é por meio dos pais ou familiares e são eles que nos auxiliam a encarar o mundo fora de casa.
A escola tem um papel fundamental na preparação para educação, nela aprendemos a conviver em grupos, criar vínculos, a expor idéias e sensações. O ambiente escolar não tem apenas a participação de ensinar a ler e escrever mais sim de desenvolver culturalmente, socialmente e qualificar ao trabalho.
Juntos família e escola desenvolvem e prepara a o exercício da cidadania. Penso que é desde a infância que deve ser despertada a consciência de que todos devem ter um papel ativo e transformador.
Defendo a idéia de que cidadania ativa na escola é um importante complemento para educação ativa fora da escola, onde o aprender está em diversos meios de comunicação como: a televisão, jornal, revistas, livros e internet, nos influência no meio na educacional, pois fornecem informações e interpretações em todos os âmbitos da sociedade.
O desafio da família e da escola, nesse contexto, é fazer com que os educandos exercitem a cidadania desde cedo, sem pensar que isso deva ser feito somente como preparação para a idade adulta, para que os mesmos possam participar das decisões que influem diretamente no seu dia-a-dia, tornando-se assim cidadãos ativos.