Artigo: Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever. Tecnologia da Educação

Informática Geral Internet Jogos Computador Web
Artigo: Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever. Tecnologia da Educação
Rosana Lima
em 07 de Agosto de 2014

Resenha 2 :Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever. Tecnologia da Educação

 

O Caderno de Orientações Curriculares Ler e Escrever. Tecnologia da Educação foi desenvolvido em parceria com o programa Educa Rede e se constitui em uma reunião de textos com caráter didático.

Com o intuito de melhorar a qualidade na educação, a Fundação Telefônica desenvolveu o programa EducaRede, um portal educativo de acesso gratuito e que oferece conteúdos interativos e desenvolve a formação de professores para o uso pedagógico da internet. Já a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo oferece gratuitamente oficinas semipresenciais para 650 professores e coordenadores de sua rede, denonimado “Internet na Escola”.

Durante um ano alunos e professores de escolas municipais paulistas fizeram parte do projeto “Aulas Unidas”, iniciativa do EducaRede, que visou um intercâmbio entre alunos e professores de vários estados brasileiros e países como Argentina, Chile, Peru e Espanha.

A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade da educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações.” (BRASIL 1998:141, citado em SME/EducaRede, p. 9)

 

Para disseminar a pratica de tecnologias nas escolas, o EducaRede criou uma comunidade virtual de aprendizagem. Educadores e Professores Orientadores de Informática Educativa, reunidos com representantes de 13 coordenadorias de educação, construíram colaborativamente o referencial prático-metodologico apresentados nos cadernos Ler e Escrever.

O Caderno representa uma história de muitos personagens, na qual a diversidade criou possibilidades, os saberes circularam, a troca diminuiu distâncias e aproximou realidades com um mesmo objetivo: partir da experiência vivida na escola, refletir sobre a prática, consensuar princípios e, assim, propor caminhos. Ele pretende ajudar a elaborar sugestões de aula para toda a rede, para colegas que compartilham da mesma tarefa cotidiana de desenvolver nos alunos seus potenciais, por meio de atividades que resultem em aprendizagens significativas.” (pg.2).

 

O Ler e Escrever Tecnologias na Educação tem como objetivo auxiliar o professor em planejar a aula oferecida na sala de informática, visando o aprendizado do aluno.

As orientações objetivam principalmente o exercício da alfabetização, onde ler e escrever se constituem em praticas exercitadas no contexto digital. As propostas de atividades utilizam de alguns recursos como: recursos de animação que permite a criação de desenhos no computador; o uso educativo de jogos eletrônicos; uso da webcam - trabalho em parceria com os alunos; como avaliar sites para pesquisa; escrita e reescrit de textos explorando o processador de textos; conhecer o mundo num clique navegando pelo Google Earth; conversar através do bate-papo virtual na escola; organizar o conhecimento através de mapas conceituais; enviar mensagens via e-mails; preencher formulários na Internet; produzir programas de radio, telejornais, blogs, dicionário virtual e HQs na Web: o aluno como produtor de informação; aprender a ler e produzir tabelas trabalhando com planilhas eletrônicas; aprender a procurar, encontrar, escolher, enfim, selecionar informação explorando sites de busca; elaboração de currículo; proposta de trabalho com hiperlinks; intercâmbio virtual de escolas.

 

Bibliografia

 

SME/EducaRede-Fundação Telefonica. Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever. Tecnologias da Educação. São Paulo: SME/EducaRede, 2006. [110p.] Disponível em http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/documentos/BibliPed/Infoeduc/caderno_impresso.pdf Acesso em 2 de junho de 2013.

 

Caieiras / SP
Especialização: ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM (Centro Universitário Senac)
Trabalho à cinco anos anos com alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos.
Ensino de Jovens e Adultos, Alfabetização, Pedagogia - Leitura, Pedagogia para o 1º Ano, Pedagogia para o 2º Ano, Pedagogia para o 3º Ano, Pedagogia para o 4º Ano
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 73 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil