Artigo: Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever. Tecnologia da Educação

Informática Geral Internet Jogos Computador Web
Artigo: Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever. Tecnologia da Educação
Rosana Lima
em 07 de Agosto de 2014

Resenha 2 :Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever. Tecnologia da Educação

 

O Caderno de Orientações Curriculares Ler e Escrever. Tecnologia da Educação foi desenvolvido em parceria com o programa Educa Rede e se constitui em uma reunião de textos com caráter didático.

Com o intuito de melhorar a qualidade na educação, a Fundação Telefônica desenvolveu o programa EducaRede, um portal educativo de acesso gratuito e que oferece conteúdos interativos e desenvolve a formação de professores para o uso pedagógico da internet. Já a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo oferece gratuitamente oficinas semipresenciais para 650 professores e coordenadores de sua rede, denonimado “Internet na Escola”.

Durante um ano alunos e professores de escolas municipais paulistas fizeram parte do projeto “Aulas Unidas”, iniciativa do EducaRede, que visou um intercâmbio entre alunos e professores de vários estados brasileiros e países como Argentina, Chile, Peru e Espanha.

A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade da educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações.” (BRASIL 1998:141, citado em SME/EducaRede, p. 9)

 

Para disseminar a pratica de tecnologias nas escolas, o EducaRede criou uma comunidade virtual de aprendizagem. Educadores e Professores Orientadores de Informática Educativa, reunidos com representantes de 13 coordenadorias de educação, construíram colaborativamente o referencial prático-metodologico apresentados nos cadernos Ler e Escrever.

O Caderno representa uma história de muitos personagens, na qual a diversidade criou possibilidades, os saberes circularam, a troca diminuiu distâncias e aproximou realidades com um mesmo objetivo: partir da experiência vivida na escola, refletir sobre a prática, consensuar princípios e, assim, propor caminhos. Ele pretende ajudar a elaborar sugestões de aula para toda a rede, para colegas que compartilham da mesma tarefa cotidiana de desenvolver nos alunos seus potenciais, por meio de atividades que resultem em aprendizagens significativas.” (pg.2).

 

O Ler e Escrever Tecnologias na Educação tem como objetivo auxiliar o professor em planejar a aula oferecida na sala de informática, visando o aprendizado do aluno.

As orientações objetivam principalmente o exercício da alfabetização, onde ler e escrever se constituem em praticas exercitadas no contexto digital. As propostas de atividades utilizam de alguns recursos como: recursos de animação que permite a criação de desenhos no computador; o uso educativo de jogos eletrônicos; uso da webcam - trabalho em parceria com os alunos; como avaliar sites para pesquisa; escrita e reescrit de textos explorando o processador de textos; conhecer o mundo num clique navegando pelo Google Earth; conversar através do bate-papo virtual na escola; organizar o conhecimento através de mapas conceituais; enviar mensagens via e-mails; preencher formulários na Internet; produzir programas de radio, telejornais, blogs, dicionário virtual e HQs na Web: o aluno como produtor de informação; aprender a ler e produzir tabelas trabalhando com planilhas eletrônicas; aprender a procurar, encontrar, escolher, enfim, selecionar informação explorando sites de busca; elaboração de currículo; proposta de trabalho com hiperlinks; intercâmbio virtual de escolas.

 

Bibliografia

 

SME/EducaRede-Fundação Telefonica. Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever. Tecnologias da Educação. São Paulo: SME/EducaRede, 2006. [110p.] Disponível em http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/documentos/BibliPed/Infoeduc/caderno_impresso.pdf Acesso em 2 de junho de 2013.

 

Caieiras / SP
Especialização: ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM (Centro Universitário Senac)
Trabalho à cinco anos anos com alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos.
Pedagogia - Ensino de Jovens e Adultos, Alfabetização, Pedagogia - Leitura, Pedagogia para o 1º Ano, Pedagogia para o 2º Ano, Pedagogia para o 3º Ano, Pedagogia para o 4º Ano
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 65 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil