
ENSINO ATRAVÉS DO APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA: GOOGLE

em 14 de Outubro de 2022
Sabemos que na matemática acadêmica existem vários tipos de números, positivos, negativos, fracionários, etc. Portanto hoje estudaremos suas classificações e as operações que podem ser feitas com eles. Assim observe a figura a baixo que mostra através de um diagrama a ordem dos conjuntos.
NÚMEROS NATURAIS: O menor conjunto e dos números naturais representado pela leta N, basicamente são todos os números positivos, aqueles números que você conhece desde o primário.
Exemplo:
NÚMEROS INTEIROS: Nele contém todos os números positivos e negativos. O conjunto dos números inteiro e representado pela letra Z.
Exemplo:
NÚMEROS RACIONAIS: Esse conjunto e representado pela letra Q, nele consta todo e qualquer número que possa ser representado em forma de fração, ou seja . Portanto ele e composto de número naturais, inteiros, decimais, fracionários e dízima periódica (que repete após um período). Lembrando que todo o número inteiro, portanto natural também, pode ser escrito na forma fracionaria. Assim como todo o número decimal ou dizima periódica.
Observe:
Exemplo:
NÚMEROS IRRACIONAIS: O conjunto dos números irracionais e representado pela letra I e nele consta todos os números decimais não exatos, ou seja com uma representação infinita e não periódica.
Exemplo:
NÚMEROS REIAS: São todo os conjuntos apresentados acima, sendo representado pela letra R.
Exemplo:
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS NUMÉRICOS
PERTINÊNCIA: É a relação entre um elemento e um conjunto. Para sua representação matemática usamos os símbolos: (lê-se: Pertence) e
(lê-se: Não Pertence).
INCLUSÃO: É a relação entre conjuntos, quando todos os elementos de um determinado conjunto pertencem ou não a um outro conjunto. Essa relação é indicada pelos seguintes símbolos: (lê-se: está contido),
(lê-se: contém),
(lê-se: não está contido) e
(lê-se: não contém).
O conjunto de motos está contido no conjunto de carros? R= não, pois os elementos do conjunto moto não estão incluídos ao conjunto carro.
O conjunto de carros está contido no grupo de automóveis? R= sim, pois os elementos do conjunto carro estão incluídos ao conjunto de automóveis
O conjunto de automóveis conte o conjunto de moto? R= sim, pois os elementos do conjunto moto estão incluídos no conjunto automóvel.
UNIÃO: união de conjuntos corresponde a junção dos elementos dos conjuntos dados, ou seja, é o conjunto formado pelos elementos de um conjunto mais os elementos dos outros conjuntos. Para representar a união usamos o símbolo .
INTERCESSÃO: A intersecção de conjuntos corresponde aos elementos que se repetem nos conjuntos dados. Ou seja pertence a mais de um grupo. Ela é representada pelo símbolo .
DIFERENÇA: A diferença de conjuntos é representada pelos elementos de um conjunto que não aparecem no outro conjunto. O conjunto diferença é indicado por (lê-se A menos B).
COMPLEMENTAR: Como na vida que não pertence a algo, matematicamente aquilo que não pertence ao conjunto. Dado um conjunto A, podemos encontrar o conjunto complementar de A sendo representado pelo pelos elementos de um conjunto universo que não pertençam a A. Este conjunto pode ser representado por ou
ou
.
Quando temos um conjunto A, tal que A está contido em , a diferença B - A é igual ao complemento de A.
Gostei das Definições. Sucesso!