Solução Numérica de Sistema de Equações
Por: Anna C.
11 de Março de 2021

Solução Numérica de Sistema de Equações

Matemática Ensino Médio Ensino Fundamental Funções Números Ensino Superior Concursos sistema de equações lineares Sistema de equações

Existem diversas formas para a solução de um sistema linear do tipo Ax = b, sendo elas divididas em métodos diretos, os quais tem como característica o fato de
conseguir-se chegar em uma solução com um número nito de passos a serem seguidos e, métodos iterativos, que encontram uma solução aproximada de x, a qual satisfaz o problema dado, utilizando uma sequência de aproximações. Dentre os métodos mais utilizados, pode-se citar:

• Métodos Diretos: Eliminação Gaussiana, Fatoração LU (do inglês Lower e Upper );
• Métodos Iterativos: Jacobi-Richardson, Gauss-Seidel.

A seguir, é feita uma breve e sucinta descrição sobre cada um desses métodos.
Para uma descrição mais detalhada sobre os mesmos, consultar Arenales (2010), Burden
(2010) ou Ruggiero (1997).


Eliminação Gaussiana

O método da Eliminação de Gauss consiste em transformar um sistema linear original num sistema linear equivalente com matriz dos coecientes triangular superior,
pois estes são de resolução imediata e possuem a mesma solução (Pilling, 2017). Para modicar convenientemente o sistema linear original de forma a obter um
sistema equivalente, faz-se uso do teorema a seguir:

Teorema: Seja Ax = b um sistema linear. Aplicando sobre as equações deste sistema uma sequência de operações elementares escolhida entre:

• Trocar a ordem de duas equações;
• Multiplicar uma equação por uma costante não nula;
• Adicionar um múltiplo de uma equação a uma outra equação.

Obtem-se um novo sistema Abx = bb tal que os sistemas Ax = b e Abx = bb sejam equivalentes.

Fatoração LU

Considere um sistema linear Ax = b, onde a matriz A é densa, ou seja, possui a maioria dos elementos diferentes de zero. A m de resolver o sistema, pode-se fatorar a matriz A como o produto de uma matriz L triangular inferior e uma matriz U triangular superior, ou seja, A = LU. Sendo assim, o sistema pode ser reescrito da seguinte forma:


Isto significa que, em vez de resolver o sistema original, pode-se resolver o sistema triangular inferior Ly = b e, então, o sistema triangular superior Ux = y, o qual nos
fornece a solução de Ax = b.

A matriz L é construída a partir da matriz identidade I, ao longo do escalonamento de A. Os elementos da matriz L são os múltiplos do primeiro elemento da linha de A a ser zerado, dividido pelo pivô acima na mesma coluna. A matriz U da fatoração LU é a matriz obtida ao nal do escalonamento da matriz A.

 Método de Jacobi-Richardson

O método de Jacobi-Richardson, também conhecido como método de Gauss-Jacobi, transforma um sistema linear Ax = b em um sistema x = Hx + g, onde:

Como exemplo, tome um sistema 3 × 3.

ou ainda:

Na forma matricial x = Hx + g:

Assim, de uma maneira geral, o método de Jacobi-Richadson consiste em, a partir de uma aproximação inicial x(0), obter uma sequência de vetores x(1), . . . , x(k)
, . . . , através da relação recursiva x(k+1) = Hx(k) + g, ou seja:

Esse processo continua até que o critério de parada, seja atingido. Usualmente, toma-se como base a diferença (erro) entre duas iterações consecutivas, dada por:

Para que o método em questão convirja para uma solução aproximada do sistema, é necessário que o critério a seguir seja satisfeito, chamado critério das linhas.

Critério das Linhas: Seja o sistema linear Ax = b e seja . Se α = max(1<k<n) α k < 1, então o método gera uma sequência convergente para a solução do sistema dado, independentemente da escolha da aproximação inicial.

Método de Gauss-Seidel

De maneira semelhante ao ocorrido no método de Jacobi-Richardson, no método de Gauss-Seidel o sistema linear Ax = b é escrito na forma equivalente x = Hx + g por separação da diagonal (Pilling, 2017). Porém, a cada novo cálculo de xi os valores são atualizados dentro da própria iteração, o que agiliza o processo iterativo.
Assim, dada uma estimativa inicial x(0), o processo iterativo para calcular x(1), x(2), ..., x(k), ..., sequência que contém a solução aproximada para o sistema tomado como exemplo a apresentação anterior, é dado como segue:

De forma geral, tem-se:

Portanto, no processo iterativo de Gauss-Seidel, no momento de se calcular x(k+1) j são usados todos os valores x(k+1) 1, ..., x(k+1) j−1 que já foram calculados e os valores x(k) j+1, ..., x(k)n restantes (Pilling, 2017). Esse processo continua até que o critério de parada seja atingido:

Para que o método em questão convirja para uma solução aproximada do sistema, é necessário que um dos critérios a seguir seja satisfeito.

• Critério des Linhas (mesmo de Jacobi-Richardson);
• Critério de Sassenfeld.

Para o critério de Sassenfeld, considere um sistema Ax = b com An×n e:

Se max(1<i<n)βi < 1, então o método gera uma sequência convergente para a solução do sistema.

 

 

R$ 40 / h
Anna C.
Magé / RJ
Anna C.
4,9 (10 avaliações)
Tarefas resolvidas 17 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Números Sistemas Lineares Matemática para 2º ano do Ensino Fundamental
Graduação: licenciatura em matemática (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Professora de matemática, aulas personalizadas e eficiente para aprender de vez matemática.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil