Construção, apogeu e declínio
Por: Ari G.
01 de Fevereiro de 2021

Construção, apogeu e declínio

Bretton Woods

Economia Macroeconomia

Acordo de Bretton Woods foi um acordo assinado em 1944 após a 2. Guerra Mundial para regular a política econômica mundial, principalmente dentre os países desenvolvidos.

Promovendo cooperação econômica e facilitando o comércio internacional.

Essas medidas funcionaram por 20 anos, reforçando a hegemonia dos EUA na economia Mundial, além da criação e fortalecimento da União Europeia e da zona do Euro.

 Porém, a partir da década de 60, começaram a surgir problemas em relação a desvalorização do dólar e em relação ao lastro em ouro e a necessidade de grande demanda por papel moeda Norte americano.

Nisso, os Estados Unidos não conseguiram sustentar a posição do dólar como moeda-padrão, na medida em que uma oferta “excessiva” de dólares era resultado do desequilíbrio crescente do balanço de pagamentos, que estava sobre pressão do déficit comercial.

É aí que estava a falha de Bretton woods, para Triffin: sua dependência em relação ao dólar que deveria manter seu padrão/lastro em ouro.

Uma vez que o volume de comércio aumentava, qualquer sistema de taxas fixas de câmbio necessitava de um aumento do dinheiro internacionalmente aceito, com a finalidade de financiar o comércio e investimentos. A produção futura de ouro, a um preço fixo, não conseguiria suprir as necessidades existentes, de modo que a fonte de liquidez internacional necessária, teria de ser o dólar. Para isso era preciso desonerar o balanço de pagamento dos EUA, e para administrar isso, os EUA tiveram que administrar um déficit no balanço de pagamentos para fornecer liquidez para a conversão do ouro em dólares americanos. Isso significou que os Estados Unidos tinham menos ouro, porque os governos estrangeiros passaram a converter dólares americanos em ouro e a levá-lo para o exterior. Além disso, os EUA tiveram que administrar um superávit no balanço de pagamentos para manter a confiança no dólar americano. Isso gerou um dilema, porque não é possível administrar o déficit e o superávit no balanço de pagamentos ao mesmo tempo, e por muito tempo.

R$ 50 / h
Ari G.
Belo Horizonte / MG
Ari G.
3,6 (37 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 56 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Economia - Aulas De Reforço Economia - Concurso Economia - Revisão
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Uninter)
Mentoria educacional através das neurociências: aprendizagem estratégica.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil