O que é mediação da aprendizagem?
Por: Ari G.
01 de Fevereiro de 2021

O que é mediação da aprendizagem?

Pedagogia Acompanhamento Pedagógico

O mediado se depara com diversas ferramentas de estímulo à sua aprendizagem (nesse artigo estamos focando na ferramenta jogos de raciocínio), através do mediador esses estímulos são mediados intencionamente para que o objeto do conhecimento chegue de forma significativa ao mediado.

Além disto, sem um mediador, mesmo se o sujeito obtivesse tal conhecimento, não entenderia sua significância. O mediador cria no sujeito formas de abordar e entender questões pertinentes ao objeto do conhecimento e sua significância.

Feuerstein (2010, p.76) resslata que “até mesmo mudarei o estímulo para que atraia o seu olhar...certificarei que você veja outra coisa para identificar a conexão entre o que está vendo agora e o que veio antes ou o que virá depois.

Considera-se fundamental pensar as situações de ensino-aprendizagem a partir dos critérios de mediação propostos por Reuven Feuerstein (2010) , que seriam condições para uma mediação eficaz a Intencionalidade e reciprocidade: a aprendizagem é uma ação recíproca, o mediado tem intenção de ensinar algo, tem intenção de que o estudante aprenda, e o estudante tem a vontade de aprender ou deve ter essa vontade despertada. A intenção que gera uma resposta recíproca estabelece o aprendizado. Significado: refere-se ao que tem importância, ao que gera interesse e proximidade com o mediado.

Transcendência: processo de metacognição, de o mediado pensar sobre sua aprendizagem, sobre seu processo de apropriação do conhecimento, estabelecendo relação com outros significados na sua aprendizagem.

Competência: sentir-se protagonista pela própria aprendizagem e se motivando a novas conquistas. Onde o mediador oportuna novas situações para que o mediado alcançe o sucesso.

Regulação e controle: controle dos atos, impulsividade, coerência nas ações, atitudes pensadas, refletidas, assertivas. Compartilhar: cooperação, interação social, compromisso com o grupo no qual se está inserido. Individuação e diferenciação: valorização das diferenças pessoais, do que torna cada mediado único em suas particularidades, desenvolvendo seu estilo de aprendizagem. Planejamento e objetivos: busca de caminhos mais coerentes para se alcançar um objetivo pré-determinado.

O novo e a complexidade: desafios, superação, autodesenvolvimento, buscando novas competências e habilidades. Modificabilidade: o ser humano é modificável, o cérebro é plástico, podendo qualquer pessoa, independente de sua realidade e limitações se desenvolver, se superar e evoluir.

 Escolha pela melhor alternativa: escolher certo, o que tem maior potencial de sucesso.  Pertença: somos seres sociais e precisamos conviver em sociedade e ter boas relações com os demais, e nos sentirmos parte de um grupo, cultura.  Vínculo (MEIER e GARCIA, 2007, p. 54): relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, “ao priorizarmos as experiências de aprendizagem mediada em sala de aula, salientamos várias ações que fazem um professor tornar-se um bom mediador”. Para que a interação possua valor de mediação deve incluir as características de intencionalidade e reciprocidade e a busca por significado para o mediado.

A mediação da transcendência é responsável pela expansão constante do sistema de necessidade humana para além das necessidades primárias, mas para com necessidades como moral e ética.

A mediação do significado é mais determinante para a questão de valores, costumes, cultura e normas que regulam o comportamento, a qualidade do significado é expressa pelas mudanças que traz no sujeito mediado, por fazer com que seja entendido, integrado e internalizado como sistema de princípios, indo além do conteúdo formal aprendido em sala de aula.

R$ 50 / h
Ari G.
Belo Horizonte / MG
Ari G.
3,6 (37 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 56 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Pedagogia - Leitura Pedagogia para o 5º Ano Pedagogia - Aprendizado
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Uninter)
Mentoria educacional através das neurociências: aprendizagem estratégica.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil