Mediação e ludicidade
Foto de Ari G.
Por: Ari G.
01 de Fevereiro de 2021

Mediação e ludicidade

Pedagogia Geral

A mediação na educação é uma forma que o educador tem para ajudar o aluno a solucionar problemas, pois é o professor que mostrará o caminho para esse aluno, e consequentemente conseguirá buscar suas próprias respostas.

A aprendizagem mediada oferece interação, estímulo e oportunidades de expansão da aprendizagem. Ou seja na busca de um maior entendimento sobre a mediação.

Toda criança, indo além das aulas tradicionais de conteúdo nas escolas, necessita de mais estímulos para desenvolver suas habilidades cognitivas, sociais, éticas e socioemocionais. Os jogos de raciocínio, conforme será apresentado no presente artigo, se constituí como atividade que trás benefícios para com todas as habilidades descritas acima, pois estimula a imaginação, autoestima, autocontrole e o trabalho em grupo.

É uma preparação para situações do cotidiano, da infância e até mesmo da vida adulta, sendo importante também a vivência do jogo no âmbito familiar.

Sabe-se que educar através da ludicidade desperta o interesse e estimula o aluno no âmbito escolar e favorece que o professor exerça um papel de mediador, não somente na situação do jogo mas em todos os aspectos de uma boa  aula.

Desse modo o aluno poderá se desenvolver cognitivamente e melhor se relacionar em sociedade, sendo uma oportunidade de crescimento e amadurecimento intelectual. A presente pesquisa tem por objetivo compreender a contribuição que os jogos proporcionam para o desenvolvimento do aluno.

Diante de um olhar pedagógico o processo de ensino aprendizagem está em evidência quando se refere ao aprendizado usando métodos lúdicos  Na área edcuacional o lúdico faz parte da vida do ser humano, que nasceu para aprender e descobrir tomando para si próprios conhecimentos, desde os mais simples ao mais complexos.

O indivíduo irá aprender com pessoas a sua volta e nos lugares por aonde irá viver parte de sua vida, construindo qualidades, caráter como cidadão trabalhador,  sendo assim o métodod lúdico não deve ser visto apenas por diversão tendo uma grande importância no processo do Ensino-Aprendizagem.  Tendo em vista que a ludicidade se torna um grande laboratório para o desenvolvimento da criança. A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. 

Ari G.
Ari G.
Belo Horizonte / MG
Responde em 23 h e 4 min
Identidade verificada
1ª hora grátis
3,8
nota média
42
avaliações
R$ 50
por hora
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Uninter)
Psicopedagogia, Pedagogia - Reforço escolar, Pedagogia no Ensino Fundamental
Mentoria educacional através das neurociências: aprendizagem estratégica.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto