
Construção, apogeu e declínio

em 01 de Fevereiro de 2021
O Pisa - Programa Internacional de Avaliação de Alunos – é uma avaliação
internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos, por meio de
provas de Leitura, Matemática e Ciências.
O exame é realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade formada por governos
de 30 países que têm como princípios a democracia e a economia de mercado.
Países não membros da OCDE também podem participar do Pisa, como é o
caso do Brasil.
O objetivo principal do Pisa é produzir indicadores que contribuam, dentro e
fora dos países participantes, para a discussão da qualidade da educação
básica e que possam subsidiar políticas nacionais de melhoria da educação.
O Pisa é a ponte que liga a educação à economia do conhecimento.
A característica mais importante do Pisa é a de que a avaliação afere
habilidades consideradas essenciais para o sucesso do jovem na escola, no
mercado de trabalho e na vida da economia do século 21.
Estudos realizados com alunos que fizeram o primeiro teste do Pisa, em 2003,
comprovam a sua validade preditiva quanto ao desempenho acadêmico e
profissional dos jovens nas economias globalizadas. O Brasil participa do Pisa
desde a primeira rodada.
Através dessa avaliação chega-se a índices por país, relacionando seus
resultados com o quanto esses jovens estarão preparados (a partir dos 16
anos) para as exigências e complexidades do mercado de trabalho e como
atuarão enquanto cidadãos críticos e conscientes.
O Brasil participa do Pisa por meio do INEP, responsável pela aplicação das
provas em todo o País. Essa participação tem o intuito de situar o desempenho
dos alunos brasileiros no contexto da realidade educacional internacional, além
de possibilitar o acompanhamento das discussões sobre as áreas de
conhecimento avaliadas pelo Pisa em fóruns internacionais de especialistas. A
participação nesse processo de avaliação internacional leva, ainda, à
apropriação de conhecimentos e metodologias na área de avaliação
educacional. O Inep dissemina informações – resultados, conceitos e
metodologias – geradas pelo Pisa aos diversos autores do sistema educacional
brasileiro.
Participaram do Pisa 57 países. Além dos membros da OCDE, foram
convidados 27 países.
E o que isso tem a ver com a economia de um país?
Já é sabido que quanto mais um país investe em educação, mais ele tende a
ter uma população desenvolvida, consciente e participativa, tendo ciência de
seus direitos e deveres enquanto cidadãos. E indo além, as Ciências
Econômicas existem a partir do objetivo de se equilibrar o uso eficaz dos
recursos naturais e monetários com o crescimento econômico, e para tanto,
precisamos que as novas gerações estejam devidamente informadas,
conscientes e tendo acesso aos recursos necessários, não só para subsistir,
mas para ter base para se desenvolver, e para poder vir a fazer a diferença na
sociedade.
A organização vê um grande potencial de crescimento econômico no país se
este proporcionar educação básica universal para todos os adolescentes de 15
anos.
A OCDE estima que um cenário em que todos os adolescentes de 15 anos
estejam estudando e alcançando um nível básico de educação pode ser um
dos indicadores a ajudar o PIB do país a crescer, nas próximas décadas.