O uso do celular e de outras tecnologias
Foto de Ari G.
Por: Ari G.
01 de Fevereiro de 2021

O uso do celular e de outras tecnologias

Como recursos pedagógicos

Pedagogia Geral

Na atualidade, a velocidade da comunicação e a quantidade de informações a que se tem acesso, trouxe desafios no âmbito escolar.

A função da escola é a de ensinar a conhece e a aprender, a formar para compreender e a desenvolver o pensar, para que os alunos analisem as informações e o mundo ao seu redor com criticidade.

Para tanto, é preciso que o processo de mediação da aprendizagem seja pautado pelo significado; ao que faz sentido no cotidiano do aluno, e hoje em dia os recursos tecnológicos são indispensáveis nesse processo. É necessário que o usuário, seja professor ou aluno, supere os desafios nos âmbitos do acesso, do uso e, principalmente de apropriação das ferramentas e transcenda quanto à sua importância pedagógica.
 Novas metodologias podem ser desenvolvidas utilizando os dispositivos móveis, como o celular, justamente por fazer parte do cotidiano dos alunos. O uso dos recursos digitais possibilita uma maior interação nos processos de comunicação e uma relação professor-aluno mais aberta e significativa, fazendo com que a aula transcenda esses limites.

Uma estratégia, por exemplo, é combinar com os alunos que, antes de finalizar o estudo de um determinado assunto, eles precisam trazer para a sala de aula os seus celulares para realizarem um simulado, a ser trabalhado em duplas.

O intuito de utilizar o celular como recurso pedagógico, ou outra ferramenta tecnológica, como tablet ou computador, é o de gerar significado e facilitar o processo de mediação da aprendizagem. Mas observando que, o aparelho deve ser utilizado de acordo com algumas regras pré estabelecidas pelo professor, para não ir além da sua proposta e dispersar.  

Para que um recurso tecnológico se torne uma ferramenta pedagógica eficiente, é necessário inseri-la no planejamento de aula e usá-la como estratégia no ensino mediado.

Ari G.
Ari G.
Belo Horizonte / MG
Responde em 23 h e 31 min
1ª hora grátis
3,8
nota média
42
avaliações
R$ 50
por hora
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Uninter)
Pedagogia - Dificuldades de Aprendizagem, Pedagogia - Redação Para Crianças, Pedagogia - Leitura
Mentoria educacional através das neurociências: aprendizagem estratégica.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto