O que é a mediana?
em 02 de Agosto de 2018
Uma amostra aleatória - o que siginifica ao acaso, casualidade - é boa, pois ela dá a mesma chance a todos os membros de uma população de ser selecionado. O que isso realmente significa é que as pessoas não selecionam a si mesmas para participar e ninguém deve ser favorecido em detrimento de outra pessoa no processo de seleção das amostras.
As técnicas de amostragem probabilísticas são técnicas de seleção dos elementos de uma população, de modo a se obter uma amostra representativa da população. Devem ser utilizadas para assegurar que as inferências sobre a população sejam válidas. Há quatro tipos importantes de técnicas de amostragem: aleatória simples, aleatória estratificada, aleatória sistemática e aleatória por conglomerado.
Essas técnicas usas mecanismos de casualidade para escolher os elementos da população, como a tabela de números aleatórios. O método é semelhante a um sorteio. A tabela de números aleatórios consiste em uma série de números listados em uma sequência aleatoriamente gerada. Essa tabela tem duas características que a tornam adequada: primeiro, os números estão dispostos de tal maneira que a chance de qualquer um deles aparecer em determinada sequência é igual à chance do aparecimento em qualquer outra posição; segundo, cada uma de todas as combinações de algarismos tem a mesma chance de ocorrência. O Excel dispõe da função “ALEATÓRIO” para gerar números aleatórios.
É possível utilizar aplicativos para a coleta de amostras aleatórias, como o excel e o Bioestat, software estatístico gratuito criado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá).
Para saber mais acesse a minha página no Profes e veja os pacotes de aulas. Veja também meu livro acadêmico que trata das técnicas de amostragens probabilísticas (ver Capítulo 4, a partir da página 57).
Um abraço!
Prof MSc Uanderson Rebula