O que é amostragem aleatória?
Por: Prof R.
30 de Julho de 2018

O que é amostragem aleatória?

Entenda rapidamente os conceitos de aleatoriedade e técnicas de amostragem.

Estatística ENEM Básico Probabilidade Faculdade Vestibular Ensino Médio Ensino superior Profissional Curso superior Aulas De Reforço Ensino Fundamental Concurso Avançado Amostragem amostra Planejamento Amostral Noções de Amostragem e Estimação Estatística Básica

Uma amostra aleatória - o que siginifica ao acaso, casualidadeé boa, pois ela dá a mesma chance a todos os membros de uma população de ser selecionado. O que isso realmente significa é que as pessoas não selecionam a si mesmas para participar e ninguém deve ser favorecido em detrimento de outra pessoa no processo de seleção das amostras.

As técnicas de amostragem probabilísticas são técnicas de seleção dos elementos de uma população, de modo a se obter uma amostra representativa da população. Devem ser utilizadas para assegurar que as inferências sobre a população sejam válidas. Há quatro tipos importantes de técnicas de amostragem: aleatória simples, aleatória estratificada, aleatória sistemática e aleatória por conglomerado

Essas técnicas usas mecanismos de casualidade para escolher os elementos da população, como a tabela de números aleatórios. O método é semelhante a um sorteio. A tabela de números aleatórios consiste em uma série de números listados em uma sequência aleatoriamente gerada. Essa tabela tem duas características que a tornam adequada: primeiro, os números estão dispostos de tal maneira que a chance de qualquer um deles aparecer em determinada sequência é igual à chance do aparecimento em qualquer outra posição; segundo, cada uma de todas as combinações de algarismos tem a mesma chance de ocorrência. O Excel dispõe da função “ALEATÓRIO” para gerar números aleatórios. 

É possível utilizar aplicativos para a coleta de amostras aleatórias, como o excel e o Bioestatsoftware estatístico gratuito criado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá).

Para saber mais acesse a minha página no Profes e veja os pacotes de aulas. Veja também meu livro acadêmico que trata das técnicas de amostragens probabilísticas (ver Capítulo 4, a partir da página 57).

Um abraço!

Prof MSc Uanderson Rebula

 

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil