O que é correlação e causalidade?
Por: Prof R.
30 de Julho de 2018

O que é correlação e causalidade?

Conheça rapidamente os conceitos de correlação e causalidade.

Estatística Ensino Fundamental Vestibular Ensino Médio Profissional Concurso Aulas De Reforço Básico Ensino superior Curso superior Faculdade Avançado ENEM Probabilidade Regressão Noções de Amostragem e Estimação Media Moda Mediana Desvio Padrão diagrama de dispersão Estatística Básica

Entre todos os equívocos das questões estatísticas, o mais problemático é o abuso dos conceitos de correlação e causalidade. Correlação significa que duas variáveis numéricas - X e Y, por exemplo - possuem algum tipo de relação linear.

Por exemplo, o número de vezes que os grilos crilam por segundo está relacionado à temperatura; quando está frio, eles crilam com menos frequência e quando está calor, eles crilam mais vezes (de fato, isso acontece!).

Outro exemplo de correlação tem a ver com a alocação de policiais. Em países desenvolvidos, o número de crimes (per capita) tem sido sempre relacionado ao número de policiais em uma dada área. Quando mais policiais patrulham uma área, a criminalidade tende a ser mais baixa e, quando menos policiais estão presentes, a criminalidade tende a ser mais alta.

Entretanto, aparentemente, eventos sem relação alguma mostram-se correlacionados. Um desses exemplos é o consumo de sorvete (casquinha por pessoa) e o número de assassinatos em certas áreas. Agora, talvez um efetivo maior de policiais detenha a criminalidade, mas será que se as pessoas diminuírem seu consumo de sorvete, a criminalidade será detida? Qual a diferença? A diferença é que com a correlação, se pode descobrir a existência de uma ligação ou relação entre duas variáveis, x e y. Com a causalidade, alguém aparece e diz: “uma mudança em x irá causar uma mudança em y”. Muitas vezes na pesquisa, na mídia ou no consumo público de estatística, isso é feito quando não deveria. Mas quando isso pode ser feito? Quando um experimento muito bem planejado é executado, eliminando quaisquer outros fatores que poderia estar relacionado com os resultados.

Para saber mais, clique AQUI e baixe o meu livro acadêmico. Veja o Capítulo 4 - Correlação e Regressão.

Um abraço!

Prof MSc Uanderson Rebula

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil