O que é a mediana?
em 02 de Agosto de 2018
Uma das maiores utilidades da estatística é chutar um valor (o termo estatístico é estimação), como exemplo: qual é a renda média de uma família brasileira? Qual a expectativa de vida média de um brasileiro? Qual a eficácia de um novo remédio? Todas essas perguntas necessitam de algum tipo de estimativa numérica para respondê-las.
São dois tipos de estimação, onde utilizamos dados estatísticos da amostra como estimadores dos parâmetros populacionais: Estimativa pontual e Intervalar. Estimativa pontual: Fazemos uma única estimativa (um valor) para um determinado parâmetro populacional. Exemplo prático: Expectativa média de vida de um brasileiro: 75 anos. Estimativa intervalar: Fazemos uma estimativa de um intervalo de valores possíveis, no qual se admite esteja o parâmetrovpopulacional.Exemplo prático: Expectativa média de vida de um brasileiro: entre 70 anos e 80 anos, isto é, uma estimativa pontual (75 anos), com margens de erro de 5 anos para mais ou para menos.
A melhor maneira de estimar o parâmetro é por meio de uma estatística com margem de erro para mais ou para menos. A finalidade de uma estimativa por intervalo é fornecer informações sobre quão próximo a estimativa pontual, produzido pela amostra, está do valor do parâmetro.
Para saber mais, baixe meu livro acadêmico (Veja a partir da página 64).
Um abraço!
Prof MSc Uanderson Rebula