O que é estimação pontual e intervalar?
Por: Prof R.
30 de Julho de 2018

O que é estimação pontual e intervalar?

O que significam esses conceitos?

Estatística Ensino Médio Ensino Fundamental Concurso Ensino superior Profissional Faculdade ENEM Aulas De Reforço Vestibular Probabilidade Avançado Básico Curso superior Estatística Básica

Uma das maiores utilidades da estatística é chutar um valor (o termo estatístico é estimação), como exemplo: qual é a renda média de uma família brasileira? Qual a expectativa de vida média de um brasileiro? Qual a eficácia de um novo remédio? Todas essas perguntas necessitam de algum tipo de estimativa numérica para respondê-las.

São dois tipos de estimação, onde utilizamos dados estatísticos da amostra como estimadores dos parâmetros populacionais: Estimativa pontual e Intervalar. Estimativa pontual: Fazemos uma única estimativa (um valor) para um determinado parâmetro populacional. Exemplo prático: Expectativa média de vida de um brasileiro: 75 anos. Estimativa intervalar: Fazemos uma estimativa de um intervalo de valores possíveis, no qual se admite esteja o parâmetrovpopulacional.Exemplo prático: Expectativa média de vida de um brasileiro: entre 70 anos e 80 anos, isto é, uma estimativa pontual (75 anos), com margens de erro de 5 anos para mais ou para menos.

A melhor maneira de estimar o parâmetro é por meio de uma estatística com margem de erro para mais ou para menos. A finalidade de uma estimativa por intervalo é fornecer informações sobre quão próximo a estimativa pontual, produzido pela amostra, está do valor do parâmetro.

Para saber mais, baixe meu livro acadêmico (Veja a partir da página 64).

Um abraço!

Prof MSc Uanderson Rebula

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil