O que é margem de erro e intervalo de confiança?
Por: Prof R.
28 de Julho de 2018

O que é margem de erro e intervalo de confiança?

Entenda rapidamente esses conceitos

Estatística Geral Ensino Médio Ensino Fundamental Concurso Avançado Básico Faculdade Profissional Probabilidade Vestibular Ensino superior Curso superior ENEM Aulas De Reforço Probabilidade Probabilidade e Estatística Inferência Estatística Estimação Desvio Padrão Noções de Amostragem e Estimação a Distância Revisão Acompanhamento Escolar Introdução Passar De Ano Problemas Preparação para o vestibular Pós-graduação Presencial Estatística Básica

MARGEM DE ERRO

Você provavelmente já ouviu alguém dizer: “Esta pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos”. Mas o que isso significa?

Em geral, as pesquisas baseiam-se em informações coletadas a partir de amostras (uma parte), e não de uma população (o todo). Com efeito, alguns erros podem ocorrer – não no sentido de erros de cálculos - mas no sentindo de erro amostral, ou seja, um erro causado porque os pesquisadores não irão questionar todo mundo, isto é, toda a população (o todo).

A margem de erro mede a quantidade máxima na qual se espera (do ponto de vista probabilístico) que os resultados da amostra se diferenciem dos resultados da população total. Devido ao fato de que os resultados da maioria das pesquisas são relatados em termos de porcentagem, a margem de erro também aparece, na maioria das vezes, como porcentagem.

Como interpretar uma margem de erro?

Exemplo. Suponha que você identificou em uma pesquisa que 60% dos entrevistados de uma amostra disseram que pretendem votar em um determinado candidato na próxima eleição. Agora, para projetar esse resultado para o número total de eleitores, você teria que somar e subtrair a margem de erro e dar uma variação de possíveis resultados (probabilísticos), a fim de garantir que você esteja cobrindo a lacuna entre sua amostra e a população total. Então, neste caso (supondo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos), você pode garantir, estatisticamente e baseando-se nos resultados amostrais, que de 56% a 64% dos eleitores votarão no candidato em questão.

A margem de erro mede a precisão e não a presença de uma possível parcialidade. Resultados que pareçam numericamente científicos e precisos não representam nada se coletados de maneira tendenciosa, isto é, se a técnica de amostragem utilizada não for adequada.

INTERVALO DE CONFIANÇA

Quando você combina sua estimativa (isto é, um chute, no jargão estatístico) com a margem de erro, você tem um intervalo de confiança.

Por exemplo, continuando com o caso citado, suponha que a intenção de votos para um determinado candidato seja de 60%, com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos. A sua estimativa é de que entre 56% e 64% dos eleitores votarão no candidato. Esta estimativa é um intervalo de confiança, pois leva em consideração o fato de que os resultados da amostra irão variar e dá uma indicação da variação esperada do ponto de vista probabilístico. 

A palavra intervalo é usada porque seu resultado se torna um intervalo. A palavra confiança é usada porque você possui certa confiança no processo pelo qual você chegou ao intervalo. Isso se chama nível de confiança (ou credibilidade). O intervalo de confiança associa-se a um nível de confiança, geralmente 95% ou 90%, que é a probabilidade de que o intervalo estimado contenha o parâmetro populacional. Usamos o Intervalo de confiança porque a estimativa pontual não indica quão boa é nossa melhor estimativa. Como a estimativa pontual tem a séria falha de não revelar quão boa ela é, os estatísticos desenvolveram o IC.

Alguns intervalos de confiança são mais amplos do que outros (e quanto mais amplo, menor sua precisão). Vários fatores influenciam a amplitude de um intervalo de confiança, tais como o tamanho amostral,a variabilidade da população estudada e o quanto você espera obter de precisão (a maioria dos pesquisadores contenta-se com 95% de nível de confiança em seus resultados). Muitos tipos diferentes de intervalos de confiança são feitos nas pesquisas científicas, incluindo intervalos de confiança para médias, proporções, a diferença de duas médias ou proporções ou de diferenças emparelhadas. 

Para saber mais sobre margem de erro e intervalos de confiança, clique AQUI e baixe meu livro texto.

Um abraço!

Prof MSc Uanderson Rebula

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil