O que é teste de hipótese?
Por: Prof R.
28 de Julho de 2018

O que é teste de hipótese?

Entenda rapidamente o significado de testes de hipóteses.

Estatística Geral Ensino Médio Ensino Fundamental Concurso Ensino superior Curso superior Vestibular Faculdade Avançado Básico ENEM Aulas De Reforço Probabilidade Profissional Inferência Estatística Estimação Probabilidade Probabilidade e Estatística Teste De Hipótese Noções de Amostragem e Estimação Desvio Padrão Introdução Problemas Intermediário Preparação para o vestibular Revisão a Distância Presencial Pós-graduação MBA Acompanhamento Escolar Estatística Básica

É possível testar afirmativas acerca de populações? Teste de hipótese é um procedimento estatístico em que os dados são coletados e medidos para testar se a afirmação acerca de uma população é verdadeira ou não, com base em dados amostrais. Uma hipótese é uma suposição quanto ao valor de um parâmetro populacional.

O teste de hipótese é tão somente uma regra de decisão para ACEITAR ou REJEITAR uma hipótese qualquer (uma suposição, uma afirmação), com base nos elementos amostrais.

Por exemplo, suponha que a FIAT afirme que o consumo de combustível do Pálio Fire é, em média, de 18 km/L. Uma revista decide testar essa afirmação e analisa 50 veículos obtendo uma média de 17 km/L, que é diferente da informada pelo fabricante. 

O resultado de 17km/L não garante que a afirmação do fabricante seja falsa, pois você está se baseando em dados amostrais. Para haver esta garantia só realizando um censo (toda a população), o que é teoricamente impossível. O que devemos avaliar, com auxílio do Teste de Hipótese, é se a afirmação é verdadeira ou não, com base nos dados amostrais.

Pelo fato de que sua decisão baseia-se em uma amostra, e não em uma população inteira, um teste de hipótese pode, às vezes, levar-lhe a tirar conclusões equivocadas. Entretanto, a estatística é tudo o que você tem e, se feita da maneira adequada, ela pode chegar o mais próximo possível da verdade sem realmente conhecer a verdade.

Uma variedade de testes de hipótese é realizada em uma pesquisa científica, incluindo os testes t de student, os testes t emparelhados, testes de proporção, de médias e desvio padrão para uma ou mais populações. 

Para mais sobre os fundamentos do teste de hipótese, clique AQUI e baixe o meu livro texto (ver unidade 5, a partir da pág 73).

Um abraço!

Prof MSc Uanderson Rébula

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil