
O que é a mediana?

em 02 de Agosto de 2018
É possível testar afirmativas acerca de populações? Teste de hipótese é um procedimento estatístico em que os dados são coletados e medidos para testar se a afirmação acerca de uma população é verdadeira ou não, com base em dados amostrais. Uma hipótese é uma suposição quanto ao valor de um parâmetro populacional.
O teste de hipótese é tão somente uma regra de decisão para ACEITAR ou REJEITAR uma hipótese qualquer (uma suposição, uma afirmação), com base nos elementos amostrais.
Por exemplo, suponha que a FIAT afirme que o consumo de combustível do Pálio Fire é, em média, de 18 km/L. Uma revista decide testar essa afirmação e analisa 50 veículos obtendo uma média de 17 km/L, que é diferente da informada pelo fabricante.
O resultado de 17km/L não garante que a afirmação do fabricante seja falsa, pois você está se baseando em dados amostrais. Para haver esta garantia só realizando um censo (toda a população), o que é teoricamente impossível. O que devemos avaliar, com auxílio do Teste de Hipótese, é se a afirmação é verdadeira ou não, com base nos dados amostrais.
Pelo fato de que sua decisão baseia-se em uma amostra, e não em uma população inteira, um teste de hipótese pode, às vezes, levar-lhe a tirar conclusões equivocadas. Entretanto, a estatística é tudo o que você tem e, se feita da maneira adequada, ela pode chegar o mais próximo possível da verdade sem realmente conhecer a verdade.
Uma variedade de testes de hipótese é realizada em uma pesquisa científica, incluindo os testes t de student, os testes t emparelhados, testes de proporção, de médias e desvio padrão para uma ou mais populações.
Para mais sobre os fundamentos do teste de hipótese, clique AQUI e baixe o meu livro texto (ver unidade 5, a partir da pág 73).
Um abraço!
Prof MSc Uanderson Rébula