5 mentes brilhantes da química
Por: Profes
22 de Fevereiro de 2022

5 mentes brilhantes da química

Eles fizeram descobertas que contribuíram com a ciência e suas áreas mais importantes como a medicina

Química

É impossível falar sobre o surgimento da química sem esbarrar na história da alquimia, criada por volta do século III a.c., em Alexandria, no Egito. Considerada uma ciência oculta, ela buscava especialmente a vida eterna, a pedra filosofal e a transformação de metais em ouro. 

Apesar de carregar um forte misticismo, como combinava conhecimentos de química, física, filosofia e medicina, colaborou com métodos para o estudo da matéria e com descobertas relevantes em torno dos elementos. E foi o reconhecimento desses novos conhecimentos que fizeram com que a química, enquanto ciência experimental, ganhasse força a partir do século XVII.

À época, investigações importantes deram origem, por exemplo, à teoria dos átomos, que contrapunha as crenças até então defendidas por alquimistas. Também foi criada a tabela periódica e os estudos sobre os elementos químicos foram ganhando cada vez mais profundidade e  baseado em evidências.

Mas quem foram os responsáveis por tais descobertas? Como essas mentes brilhantes contribuíram com a dissociação entre química da alquimia? Esse é o artigo do Profes de hoje e a gente tem conta TUDO no texto a seguir!

Paracelso 
1493- 1541
País de origem: Suíça
Médico, alquimista e filósofo suíço, Paracelso foi um homem à frente de seu tempo.
Opunha-se à medicina de sua época e fez descobertas que abriram caminhos para o desenvolvimento da homeopatia no século XIX.

A partir de estudos relacionados à alquimia, ele afirmava que o mercúrio, o sal e o enxofre eram alguns dos principais elementos que compunham o corpo humano. Além disso, indicava que a predominância de um desses elementos poderia desencadear enfermidades.

O avanço de suas pesquisas o levou a descobrir a existência da sífilis, em 1530,   uma infecção sexualmente transmissível, e de seu tratamento com doses de mercúrio. Também quebrou crenças ao diagnosticar que mineiros sofriam de silicose, uma doença pulmonar causada pela inalação da sílica. Grande parte dos afetados não recebia  tratamento adequado por uma crença popular de que seus sintomas eram castigos divinos.

Por propor avanços, especialmente na medicina, Paracelso foi criticado e perseguido em diversos momentos de sua vida.

O que mais em química no Enem? Confira aqui!

Robert Boyle

Robert Boyle 
1627-1691
País de origem: Irlanda
O cientista Robert Boyle foi um dos grandes responsáveis pela ruptura da associação entre a alquimia e a química. Apesar de guardarem certa relação quanto aos estudos e experimentações em laboratório, a alquimia estava atrelada a um misticismo  e a ideia que a matéria era contínua e formada pelos quatro elementos da natureza. Já a química investigava e contestava tais conceitos, contrapondo crenças populares.

Boa parte desse olhar científico para a área se deu por conta de Boyle e de suas descobertas. O pesquisador avançou com estudos sobre a dilatação dos gases e definiu pela primeira vez os conceitos de átomos e moléculas, algo até então nunca abordado em seu tempo.

Ele também falava sobre temas que anos mais tarde seriam desenvolvidos pela humanidade, como as modificações genéticas, os transplantes de órgãos, cirurgias complexas e até a luz elétrica.

John Dalton
1766-1844
País de origem: Grã-Bretanha
O físico e químico inglês John Dalton, criou a teoria atômica e avançou com estudos mais complexos relacionados ao tema, muito importantes para o desenvolvimento da área enquanto ciência. Em um deles, constatou que a pressão total de uma mistura de gases é igual à soma das pressões parciais dos gases que as constituem. Já a pressão parcial, seria a pressão de cada gás individualmente. 

Em outra teoria, percebeu que os átomos de determinado elemento eram iguais e que os átomos de distintos elementos eram diferentes entre si.

No campo da medicina, o pesquisador ficou conhecido por ter descoberto um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores que acabou por receber o seu nome: daltonismo.

Antoine Lavoisier

Antoine Lavoisier
1743-1794
País de origem: França
Considerado um dos fundadores da Química moderna, Antoine Lavoisier é autor da célebre frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Além de ter feito grandes contribuições para a área, também colaborou com avanços relacionados à fisiologia, à agricultura e à administração pública.

Suas investigações estiveram centradas nos fatores que levam à combustão. A partir delas, notou-se que o oxigênio (elemento até então não classificado) era um elemento químico essencial para a queima de uma matéria. Ele também desvendou a composição da água, identificando que ela era formada por dois átomos de hidrogênio (H2) e um de oxigênio (O).

Sempre muito preocupado com o peso e as medidas, Lavoisier também fez avanços no estudo das massas e criou a Lei de Conservação das Massas.
O que René Descartes, arquimedes e Al-Khwarizmi têm em comum? Todos foram grandes mestres da matemática. A gente contou um pouco da história de cada em outro post aqui do blog.
 
Dmitri Mendeleev
1834-1907
País de origem: Rússia
Famoso por seu temperamento difícil, Dmitri Mendeleev foi um químico russo que fez grandes contribuições para a ciência, muitas delas utilizadas até hoje. Como tinha problemas para trabalhar com outros cientistas, montou um pequeno laboratório em seu próprio apartamento, onde aprofundou as pesquisas sobre gases e as estruturas atômicas.

Foi a partir de suas explorações sobre as características dos átomos que ele criou uma tabela com 63 quadrados. Cada pedaço continha um símbolo, que representava um elemento químico, com a sua respectiva massa atômica e propriedades físicas e químicas. E assim nascia o que mais tarde se convencionou chamar de tabela periódica!

Quer saber mais sobre o universo das ciências exatas? No Profes você encontra vários recursos para aprofundar os seus conhecimentos. A nossa plataforma conta com professores particulares, uma área dedicada a tira-dúvidas e outra para auxiliar os alunos com tarefas e desafios escolares. E, claro, há também o nosso blog com vários artigos para você!

Leia mais:
Qual ramo da engenharia tem mais a ver com você?
Onde fazer um curso de fotografia?
A muito tempo ou há muito tempo?
 

 

374.800 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online
  • Pode deixar uma solicitação grátis (até 7 professores entram em contato)
  • Ou paga para ver o Whatsapp dos professores que você escolher
  • Ou compra aulas a um preço fixo garantido com um excelente professor
Buscar professor
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo e o valor
  • Profes encontra um professor para resolver e retornar no seu prazo e valor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa
Tenha uma aula online agora mesmo com um professor disponível
  • Você paga por minuto
  • Minutos restantes podem ser reutilizados ou reembolsados
  • Um excelente professor entra na Sala de Chat Profes ao vivo
  • Se em 5 min você não gostar, devolvemos o seu dinheiro
Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil