A Matematica, sempre existiu ou foi inventada?
Por: Pedro B.
14 de Setembro de 2020

A Matematica, sempre existiu ou foi inventada?

Você acha que a matemática é uma ferramenta criada pelo homem, ou que ela sempre existiu e está esperando ser descoberta pelo homem?

Matemática Geral Ensino Médio Ensino Fundamental Ensino Superior

    Bom, para responder essa pergunta vou precisar dos meus amigos Roger Penrose, Stephen Wolfram e um livro "The New York Times Book of Mathematics" (de onde tirei um artigo falando justamente sobre esse assunto, "Useful Invention or Absolute Truth: What is Math" de George Johnson). 
    Para começar a responder, precisamos de alguns conceitos, o Platonismo Matemático e o Não-Platonismo Matemático. Enquanto o platonismo soa mais “bonitinho” dizendo que toda a matemática já está lá, nós estamos apenas a investigando e á descobrindo aos poucos, o não-platonismo diz que a matemática é uma forma que o homem criou de compreender fenômenos que acontecem ao nosso redor e que a matemática apenas descreve com perfeição esses fenômenos pois a criamos justamente para fazer isso, que soa um pouco maiss triste, pois se a humanidade deixasse de existir, deixaria junto de existir a própria matemática.
    O físico Derek Abbott dá mais dois pontos de vistas que divergem um pouco do platonista e do não platonista, são eles o "Realista" e o "Cala a boca e calcula". Que você pode conferir no artigo dele Is Mathematics Invented or Discovered. Mas aqui nos conteremos apenas nos dois primeiros pontos de vista, pois são os mais comuns e quanto mais perto da resposta estivermos melhor.
    Bom, a resposta para essa pergunta, sinto em informar mas não é única, na realidade ela está bem dividida entre opiniões diferentes, enquanto alguns matemáticos são platonistas, outros são não platonistas. Vou citar aqui dois grandes matemáticos com opiniões diferentes e se você quiser ver a entrevista com eles na qual eles expõem tais opiniões é só clicar no nome deles, aconselho que assista.
    Roger Penrose: Roger Penrose tem a opinião de que a matemática já existe e estamos apenas a descobrindo ao longo do tempo, inclusive a compara com geologia ou arqueologia “onde você está apenas explorando algo que está lá e acaba encontrando coisas que estão lá na verdade há muito tempo. Em outras palavras, Penrose é um bom exemplo de Platonista.
    Stephen Wolfram: Por outro lado, Wolfram ja tem um ponto de vista Nao-Platonista já que opina sobre a matemática ser apenas uma ferramente criada pelo homem para compreender e estudar fenômenos que nos cercam, inclusive fala do começo da matemática, que não foi criada do nada para estudar fenômenos abstratos mas para poder compreender coisas que acontecem ao nosso redor.
Agora, com base nisso posso finalmente dar minha opinião. Por muito tempo eu fui Platonista e inclusive não gostava da opinião não-platonista tinha um certo preconceito. Mas com um pouco de pesquisa e reflexão acabei mudando de opinião. A verdade é, existem muitos experimentos feitos, dois deles são citados no livro que já citei, que acabam indicando que o homem é quem de fato criou e continua criando a matemática, para explicar o mundo ao seu redor, até mesmo os conceitos mais abstratos são consequências da matemática que por nós foi criada. Obviamente essa é a minha opinião e não significa que está certa nem errada, da mesma forma que nem Penrose nem Wolfram estão certos. Por mais que eu queira uma resposta correta para essa pergunta, acho muito difícil que algum dia a tenhamos, pois é uma discussão bem filosófica, pessoal e que depende de pontos de vistas diferentes. 
    Eu realmente recomendo que leia os artigos que citei e veja as entrevistas além disso nesse vídeo você pode encontrar opiniões de mais pessoas, é bom ter uma boa opinião formada sobre esse assunto, pode acabar mudando sua forma de ver a matemática, quem sabe você não passa a se interessar mais por ela heim?

R$ 70 / h
Pedro B.
Rio Claro / SP
Pedro B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Enem Espaços Topológicos Matemática - Estruturas Algébricas
Especialização: Estágio Pesquisa em Variedades de Baixas Dimensões (Institut Fourier - Grenoble - França)
Professor de Matemática Geral, com foco em Álgebra e Análise. Alunos de ensino superior e médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil