Estética na Matemática
Por: Pedro B.
30 de Outubro de 2022

Estética na Matemática

Por que a estética na matemática é importante, e o que isso tem a ver com a motivação para estudar Matemática?

Matemática Ensino Médio Ensino Fundamental Ensino Superior Geral

A Matemática é dividida em três grandes áreas, a Álgebra, a Análise e a Topologia e Geometria. Todos os estudantes de matemática tem a sua grande área favorita e aquela que menos gosta, ou pelo menos que tem menor afinidade e uma das coisas que com o passar do tempo estudando matemática podemos perceber, é que a estética de certas teorias pode acabar afetando como vemos aquela parte da matemática. Como exemplo, os estudantes que tem maior afinidade com o cálculo, gostam de ver varias integrais, derivadas e limites quando está lendo algo, isso o interessa e faz com que ele prossiga com a leitura e os estudos de maneira mais fluida, enquanto que esse mesmo estudante ao se deparar com um texto de álgbra, onde não aparecerão símbolos comuns ao cálculo, mas aparecerão mais notações de conjuntos, letras maiúsculas e bastante texto, pode não se sentir tão atraído e por consequência menos motivado à estudar aquilo.

O tipo de simbologia usado não é a única coisa que pode afetar a estética na matemática. Por exemplo, se vamos escrever uma sequência de passos seja numa conta, ou numa dedução, não queremos colocar tudo na mesma linha, nem no meio do texto, assim, pulamos linha e colocamos em destaque a conta, para tornar mais fluida a leitura e mais apresentável a obra. Não apenas isso, mas quando sabemos relver aqueles passos de cabeça não precisamos ler todas as passagens para dar continuidade, podemos apenas pular aquela parte em destaque e continuar com a leitura do texto. Essa forma de estética torna sim mais motivador a leitura de textos e o estudo da matemática.

Aqui, deixarei duas imagens de uma mesma resolução de um exercício, mas com duas abordagens distintas. Uma delas não dá destaque às passagens importantes e busca colocar tudo num único texto, como se fosse uma redação. A outra, as passagens com contas e com belos ímbolos matemáticos são colocados em destaque, evidenciando o tipo de conteúdo que o leitor encontrará mesmo antes de ler de fato o texto. Qual você se interessa mais a ler?

Uma dica para quem conhece LaTex e digita textos matemáticos com a intenção de deixá-los bonitos, apresentáveis e bem organizados, é utilzar o ambiente matemático $TEXTO$ sempre que o texto que for digitar for um objeto matemático, mesmo que seja uma única letra ou um único número. Além disso, usar também o ambiente de destaque $$TEXTO$$ (ou \[ TEXTO \]). Organização e estética na hora de escrever alguma coisa de matemática é sempre importante, fará a vida do estudante sempre mais fácil, e não parecerá que está escrevendo um  monte de coisa sem sentido.

A estética, por mais estranho que pareça, é uma parte importantíssima da matemática, assim como a organização. Fazendo uma analogia com o mundo cotidiano, você pode cozinhar um excelente prato de comida, mas se ele não estiver bem apresentado, a chance das pessoas terem vontade de experimentá-lo é muito menor, é como muitos dizem por aí "a gente come primeiro com os olhos". E na matemática, não tem porque isso ser diferente.

R$ 70 / h
Pedro B.
Rio Claro / SP
Pedro B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Geometrica Analítica Geometria Matemática para Ensino Médio
Especialização: Estágio Pesquisa em Variedades de Baixas Dimensões (Institut Fourier - Grenoble - França)
Professor de Matemática Geral, com foco em Álgebra e Análise. Alunos de ensino superior e médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil