Como se preparar para Cálculo I
Por: Pedro B.
12 de Agosto de 2022

Como se preparar para Cálculo I

Descubra algumas dicas que te farão destruir nessa disciplina!

Matemática Funções Ensino Médio Geral Ensino Superior Cálculo

Não é nenhuma novidade, tampouco surpresa, que muitos estudantes universitários têm grande dificuldade na disciplina de Cálculo I. Por isso, é extremamente importante estarmos preparados para enfrentar este “bicho de 7 cabeças”, antes mesmo de enfrentá-lo de fato. Mesmo com experiência muito menor que muitos outros professores de Cálculo por aí, já pude perceber que muitos alunos não esperam estudar o que se estuda na disciplina, assim, preparei algumas dicas de o que fazer antes de começar a fazer o tão temido Cálculo I.

Estudos da UNICAMP e UFPE (veja também este artigo), mostram que o Cálculo I tem uma taxa de reprovação enorme, mesmo nos cursos de exatas (onde esperasse maior domínio da Matemática por parte dos alunos). De modo geral, podemos dizer que a taxa de reprovação em Cálculo I é maior que a taxa de aprovação, o que é um problema enorme. Com base nisso, é importante pensarmos no que devemos fazer para nos preparar para essa disciplina que parece ser destruidora na graduação.

A primeira coisa que devemos entender é que o Cálculo é diferente de toda a Matemática vista no ensino médio. O Cálculo não se baseia apenas em continhas rápidas, ou o famoso: se cair isso, eu resolvo assim e se cair aquilo eu resolvo assado. O Cálculo é o primeiro contato sério que um aluno tem com a Matemática, e a Matemática é rigorosa, abstrata, e extremamente conceitual. Aqui, apenas saber resolver um limite, ou uma derivada, pode não ajudar você em muita coisa, às vezes se fará necessário compreender o que aquelas coisas significam.

Outra dica importantíssima, é entender qual o objeto de estudo do Cálculo antes de tentar se aventurar por ele. Cálculo lida com funções reais, ou seja, aquelas que associam à cada número real de um certo conjunto, um e só um outro número real. Compreender bem o conceito de função, bem como ter grande familiaridade com algumas funções específicas, como a logarítmica, modular, as funções trigonométricas, as exponenciais, etc. ajudará a compreender mais facilmente os conceitos do Cálculo.

Além disso, não podemos deixar de fora a capacidade de converter para linguagem matemática, conceitos falados. Um exemplo disso, é a definição formal de limite, por e , que sempre assusta os alunos à primeira vista. Entender a linguagem matemática é essencial para a compreensão dos conceitos no Cálculo.

Não vá para um curso de Cálculo achando que será fácil só por que você se dava bem em Matemática no ensino médio, aqui as coisas são diferentes, e um aluno exemplar do ensino médio pode acabar ficando muito perdido em Cálculo, por não compreender bem suas nuances.

No fim das contas, o Cálculo não tem nada de medonho, pelo contrário, é uma disciplina linda que se apreciada da maneira correta pode te trazer boas lembranças no futuro, ao invés de pesadelos. Assim como tudo o que é diferente, gera um estranhamento à primeira vista, o Cálculo não fica de fora, é simplesmente uma abordagem diferente à conceitos que já estávamos familiarizados, bem como uma construção de novas ferramentas das quais temos que nos habituar a utilizar.

R$ 70 / h
Pedro B.
Rio Claro / SP
Pedro B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática - Cálculo Geometria Analítica Plana Resolução de Problemas de Matemática
Especialização: Estágio Pesquisa em Variedades de Baixas Dimensões (Institut Fourier - Grenoble - França)
Professor de Matemática Geral, com foco em Álgebra e Análise. Alunos de ensino superior e médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil