Como Dar Sua Opinião Em Inglês
Por: Callebe S.
23 de Janeiro de 2019

Como Dar Sua Opinião Em Inglês

Aprenda a dar sua opinião em inglês

Inglês IELTS Conversação speaking in public IELTS Academic writing tasks Preparatório para o IELTS Preparatório IELTS TOEFL toefl speaking Preparatório para toefl Preparatório TOEFL

Uma das partes mais temidas do IELTS é o Speaking e isso acontece porque muitas pessoas perdem a confiança na hora da prova. Muitos alunos meus que já fizeram provas como o TOEFL, FCE e IELTS já me falaram "Teacher, eu sei o conteúdo, eu sei falar tudo mas na hora da prova eu travei!". Nesse módulo vamos falar um tudo o que você precisa saber para sair bem na prova do Speaking você precisando de Band 6 ou até mesmo 8.

Como eu já disse muitas vezes, o segredo do IELTS ou qualquer prova oral não está no seu nível de inglês mas sim na sua capacidade de entender e se virar em situações complexas da língua. A conta é simples: Quanto maior a sua capacidade de "se virar" maior será sua nota pois você será capaz de compreender o que é dito, escrito ou pedido sem precisar ficar decorando listas e mais listas de palavras com vocabulário diverso. Não estou falando que não saber essas palavras é um mal negócio, mas não é isso que vai garantir sua nota. Você pode decorar uma lista de 5 paginas com vocabulário médico e não entendê-las no contexto.

O examinador não está interessado em só uma frase que você responder. O Speaking é a hora que você tem para ficar metido e mostrar que você sabe falar. Se você não tem segurança em variações de tempos verbais então fique com os que você sabe apenas mas é sempre bom praticar. Como bônus, eu explico os principais tempos verbais. Com isso em mente, vamos trabalhar hoje sobre como você pode e DEVE dar sua opinião nos temas que serão pedidos a você no Speaking. Existe uma estratégia muito boa para que você se lembre de cobrir todos os pontos da sua fala. Toda vez que for pedido sua opinião sobre algum tema e mesmo que não for pedido, você deverá responder a pergunta "WHY?". Ou seja, sempre dê o seu "Because" mesmo que ele não tenha sido pedido. Vamos a um exemplo. 

Se o examinador te perguntar "Do you like math?" e você responder "Yes, I do" Essa é uma resposta pobre e não mostra a sua extensão em relação a sua fluência e como você reage a tópicos que não estão na sua zona de conforto. A resposta ideal seria "Yes, I do.
I like math since I was a Kid and I think it's because I just like numbers really"

Nessa outra resposta você inseriu o tema da pergunta, sua opinião e o porquê da sua opinião. Mesmo que sua opinião não seja lá a mais interessante, isso não importa. O importante é que você tenha uma opinião mesmo que ela seja desinteressante.

Essa estrutura nos leva a uma dica que eu sempre dou aos meus alunos que é de sempre pensar em WHAT? HOW and WHY?

Normalmente o WHAT estará já inserido na pergunta e você estará respondendo implicitamente mas é bom que você coloque o tema da pergunta novamente na sua resposta para mostrar ao examinador que você sabe o que foi pedido.

O HOW vai depender do que te foi pedido mas você pode variar e até mesmo falar sobre novas variações do tópico (contanto que você não fuja do tema) para responder a sua pergunta.

E o WHY eu já comentei anteriormente e é o seu BECAUSE para as perguntas.

Na hora do exame, você não irá pensar nessas definições que eu estou te dando, então apenas lembre-se das perguntas WHAT? HOW e WHY? 

Vamos a outro exemplo. Se o examinador te perguntar por que muitas pessoas assistem soap operas você pode pensar nas seguintes etapas:

WHAT --> What is a soap opera?
HOW --> How do people watch soap operas? WHY --> Why do people watch soap operas?

Esse é o meu exemplo

"Well, A Soap opera is a kind of serial drama and here in Brazil people watch it mainly on televesion. To my mind, people watch it because it talks about everyday issues...so they relate to the episodes and characters very easily. That creates a bond"

Veja que no começo eu respondo o que é uma soap opera e como ela é vista no brasil. Nessa primeira frase eu consigo mostrar para o examinador que eu entendi a pergunta e posso fazer variações da mesma frase usando sinônimos.

Nesse exemplo o examinador já perguntou o WHY mas caso ele não pergunte, você pode/deve responder mesmo assim sendo breve.

Na segunda parte eu dou minha opinião do porquê tantas pessoas assistem aqui no Brasil e adiciono 1 ou 2 detalhes para dar suporte a minha ideia inicial. 

O Speaking é uma parte do exame que é basicamente uma conversa semi-formal. É como se você saísse com seus amigos para um restaurante e lá você conhecesse os amigos dos seus amigos. A conversa não é formal mas não tem tanta intimidade.

Pensando nisso também, eu vou colocar aqui algumas expressões que você pode usar para dar sua opinião ao invés de só falar "In my opinion" o tempo todo.

Você pode usar "To my mind" "For me" "As far as I'm concerned"

Como eu já disse antes, não precisa decorar tudo, escolha pelo menos 3 que você se sinta confortável falando e use elas na sua prova oral.

Para praticar isso no dia-a-dia é fácil: Toda vez que você ver algum tema, pense na sua cabeça o WHAT? HOW e WHY? e responda em voz alta. Coloque um cronômetro também as vezes de 1 minuto e as vezes de 2. Você pode fazer isso com notícias que aparecem em mídias sociais, portais de notícia, discussões de colegas. Caso você não possa fazer isso naquele momento, eu sugiro que escreva no bloco de notas do seu celular e faça a prática depois. 2 temas por dia vai te garantir que você vai estar preparado para responder o WHAT? HOW e WHY? além de te dar a habilidade de parafrasear. 

 

Gostou das dicas? Acha que eu posso te ajudar? Vamos conversar!

 

R$ 65 / h
Callebe S.
Goiânia / GO
Callebe S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Acompanhamento Escolar de Inglês Travel English Inglês para Viagem
Graduação: Relações Internacionais (Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO))
Professor de Inglês com 9 anos de experiência. Aula teste Grátis. Aulas personalizadas para o seu objetivo. Fale inglês em 2019.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil