Como Escrever uma Carta no IELTS (Task 1)
Por: Callebe S.
22 de Janeiro de 2019

Como Escrever uma Carta no IELTS (Task 1)

Saiba o passo a passo sobre como escrever uma carta no Task 1 do IELTS - GeneralTraning

Inglês IELTS Preparatório para o IELTS Preparatório IELTS TOEFL

Task 1 (General Training)

Se você estiver fazendo o IELTS no módulo General Training você vai ter duas diferenças principais em relação ao Academic. O nível dos textos na parte do Reading e o Task 1 no writing. O task 2 será feito no mesmo estilo mas provavelmente não será o mesmo tema daqueles que estarão fazendo o General Training na mesma sala que você. O writing vai durar ao todo 60 minutos e você deve usar no máximo 20 minutos para fazer o Task 1 já que ele não precisa do tanto de palavras que o Task 2.

Nessa parte você vai ter que escrever uma carta ou email e vai precisar escrever no mínimo 150 palavras. Isso é muito importante pois se você escrever menos que isso, o examinador vai te tirar pontos. Por isso, imprima o answer sheet oficial no site do IELTS e pratique escrevendo lá porque assim você vai ter uma ideia sobre como sua letra cabe naquele papel específico.

Existe uma divisão nos tipos de texto que você vai ter que escrever. Existe o forma, semiformal e informal. Mas vamos pensar aqui que a diferença entre o semiformal e o formal é muito pequena. Por exemplo, em uma situação você terá que escrever para o seu chefe relatando um problema que está enfrentando...essa carta será formal. Agora, se você tiver que escrever para um amigo que tem uma nova empresa e você está oferecendo seus serviços, essa carta será semiformal. Tudo vai depender do seu bom senso em entender o que cada carta vai estar pedindo. O vocabulário usado vai diferenciar mais entre formal e informal e você precisa ape- nas conhecer algumas expressões mas não usá-las de forma muito quadrada. Quero te lembrar que os examinadores do IELTS são preparados para identificar candidatos que decoram frases feitas. O mais aconselhável mesmo é você praticar sempre e também ler exemplos oficiais. Use eles como inspiração apenas.

Bom, vamos lá...você vai perceber que normalmente vão ter alguns pontos que você DEVE falar na sua carta. Esses pontos não são recomendações e você deve passar por todos eles quando estiver escrevendo. Se você deixar algum de lado, pode perder ponto por isso. Vamos supor que o IELTS pediu para você cobrir 3 pontos, então é bom que você separe 3 parágrafos para EXPLICAR e discorrer sobre eles. Cada parágrafo para uma problemática. Quando começar a escrever, não apenas use suas técnicas de parafrasear o que já foi dito mas também de dar exemplos aos seus problemas. Não tem problema se você inventar situações e na verdade é até bom...o importante é que o examinador se convença de que aqueles problemas realmente precisam ser resolvidos. (estou me referindo ao exemplo que dei antes) 

 

Essa é uma estratégia importante para o responder o Task 1 no IELTS mas você deve praticar bastante porque o que acontece é que muitas pessoas escrevem além da conta e acabam fugindo do tema. Se você escrever DEMAIS e não responder a questão central do problema, isso também é ruim. As vezes você pode estar pensando "ah, eu não vou fazer isso" mas se não praticar e deixar tudo para o dia, você pode se surpreender.

Uma dica importante também é você saber o que usar gramaticalmente falando na hora de escrever. Se a carta pedir um tom informal então não se preocupe em usar estruturas gramaticais complexas mas lembre-se que é sempre bom "se mostrar" para o examinador então você pode usar phrasal verbs que vão enriquecer sua carta. Muito cuidado, só use os phrasal verbs que você tem certeza do que significam. Pra quem não sabe, phrasal verbs são combinações de palavras que tem um significado específico como por exemplo "Get over" que pode ser tanto no sentido de "superar" ou no sentido de locomoção quando usamos por exemplo "Get over here". Não use phrasal verbs em sua carta se ela pedir um tom formal, vai soar mal; só use se você tiver CERTEZA que ele vai entrar de maneira correta.

Se sua carta for formal, use e abuse de frases complexas da língua. Use o First, Second e Third conditional além dos tempos verbais que se adequarem no texto. Você vai encontrar uma aula completa sobre esses tempos verbais como Bônus.

Até agora eu te falei sem você perceber o que é avaliado pelos examinadores quando eles lerem suas cartas. Agora vamos ao passo a passo de como escrever uma e depois vou te dar um exemplo.

Você precisa começar sua carta respondendo ao chamado principal do enunciado. Ou seja, se você tem que escrever para o seu chefe a respeito de problemas no escritório então você precisa começar a sua carta com um comprimento a ele e explicando quem você é e mais importante o PORQUÊ de você estar escrevendo essa carta. O motivo da carta precisa ser a primeira coisa que o examinador vai ler. Ele quer entender que você pegou o contexto e isso já vai te dar pontos importantes.

Depois disso você vai precisar cobrir todos os pontos das problemáticas que serão dadas. Muitas vezes esses pontos vão vir com PONTOS mesmo no seu papel. Você pode usar um parágrafo para responder cada problema ou pode usar menos, você que decide mas é importante que você organize seu texto de forma que o examinador não fique perdido. Então fale de um tópico de cada vez sem ficar voltando em um ou outro. Isso vai mostrar que você sabe organizar suas ideias e que seu texto está CLARO para que qualquer um possa ler e entender o que você quer.

O último passo é fechar a carta com uma conclusão firme e coerente com o corpo do texto. Aqui você vai reeinterar o que você já escreveu no corpo e usar um closing line. Dependendo do tom da carta você pode usar um ou outro.

Para fazer o TASK 1 do IELTS no módulo General Training basta você seguir passos bem simples:

1. Introdução

Aqui você deve começar a sua carta mostrando o PORQUÊ de você estar escrevendo a carta. Ou seja, você irá parafrasear o começo da questão. Muitas pessoas começam essa carta com "I'm writing to in regard..." que é formal.

Outras formas que você pode começar uma carta da maneira formal:

  • After having recieved your email...

  • In reply to your letter...

 

  • With reference to your enquire...

Semi-formal:

  •  Thank you so much for being..
  • I'm writing to you because..

Personal:

 
 
  • Long time no see!
  • It's been such a long time we don't talk.
  • It's so good to hear from you again!
  • It's so good to know you're doing well.

 

2. Body

O Segundo passo é construir o corpo do seu texto cobrindo TODOS os pontos mencionados e adicionando detalhes as suas conside rações. É importante saber que você pode adicionar pontos e os examinadores gostam disso.

 

3. Conclusão

Dependendo do tipo da carta, é de bom tom que você coloque um comentário final juntamente com a despedida que é basicamente obrigatória. Vamos ver alguns exemplos:

 

Closing lines:

I look forward to seeing you. (Semi formal and Formal) Once again, I apologise for the trouble. (Formal)
I look forward to your reply. (Formal)
I can't wait to see you again. (Personal)

I hope to see you soon. (Personal) 

 

Formal:

Yours faithfully,

Yours Respectfully,

Yours Sincerely,

 

Semi-formal:

 

Regards,
Kind wishes,
Kind regards,

 

Personal:


Best wishes,

Thank you,
Take care, 

 

 

Gostou do artigo? Vamos conversar, posso te ajudar!

R$ 65 / h
Callebe S.
Goiânia / GO
Callebe S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Provas de Inglês Inglês para o Trabalho Cursinho Preparatório para Inglês
Graduação: Relações Internacionais (Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO))
Professor de Inglês com 9 anos de experiência. Aula teste Grátis. Aulas personalizadas para o seu objetivo. Fale inglês em 2019.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos