Como Estruturar um Parágrafo
Por: Callebe S.
23 de Janeiro de 2019

Como Estruturar um Parágrafo

Aprenda como estruturar um parágrafo para seu Essay

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Olá

Nesse artigo eu vou te ensinar a como escrever um bom parágrafo para suas redações no IELTS, TOEFL ou qualquer prova de inglês e em sua possível vida acadêmica.

Um bom parágrafo sempre começa com o que chamamos de topic sentence que normalmente é a primeira ou segunda frase de um parágrafo. A função de um topic sentence é informar ao leitor qual é a principal ideia de um parágrafo. Vamos a alguns exemplos:

"Criminality has been considerably increasing in the city" "Students should learn how to behave when in classrom."

Esses são bons exemplos de topic sentence. O resto do meu parágrafo deve girar em torno dessas frases. Você pode escrever o seu parágrafo usando detalhes, exemplos e motivos que justifiquem o seu topic sentence.

Por isso, é importante que a sua ideia principal do parágrafo não seja muito aberta. Ou seja, se o seu topic sentence for muito geral, você ficará perdido em relação a o que falar e como falar. Da mesma forma você não deve fazer com que seu topic sentence seja muito específico. Se isso acontecer, você terá o mesmo problema, só que ao inverso. Vai te faltar argumentos, exemplos e detalhes para seu parágrafo pois você já deu a ideia toda no começo.

Isso é óbvio de se falar, mas não custa nada repetir. Não anuncie seu parágrafo. Ou seja, não escreva coisas como "I'm going to talk about" "thir paragraph is about..."

Lembre-se que um parágrafo deve ter apenas uma ideia principal, apenas um topic sentence. Vamos pensar no Task 2 do IELTS onde você será pedido para escrever um essay.

Caso alguém te peça para escrever sobre as diferenças e similaridades sobre um tema, você pode usar o primeiro parágrafo de seu desenvolvimento para falar sobre um tópico mostrando qual é a sua opinião (o topic sentence) e discorrendo sobre as diferenças e similaridades no resto do parágrafo. Ou ainda dar a sua opinião e falar sobre os pontos positivos daquilo e o counter-argument.

Não existe uma receita certa para esse tipo de questão. Você apenas tem que lembrar que seu parágrafo precisa ter as ideias organizadas, concisas e coerentes com seu topic sentence.

Vamos lá...depois do seu topic sentence, você terá que usar o que chamamos de supporting sentences. Que nada mais é do que você adicionar detalhes e informações ao topic sentence. Existem algumas formas que você pode trabalhar as suas supporting sentences. A primeira forma é usando o que chamamos de DEFINE.

DEFINE e EXPLAIN é quando você explica, com mais profundidade ou com outras palavras o seu topic sentence. Você quer mostrar ao examinador que realmente sabe o que está falando e quer que o leitor entenda da melhor maneira o que você está querendo passar.

Vamos lembrar o exemplo de que alunos devem aprender a se comportar em sala de aula. Meu exemplo de DEINFE ou EXPLAIN é: "Because of the many problems teachers are facing it is important that students learn that mutual respect is of pivotal importance. "

Claro, esse é apenas um supporting sentence. Perceba que o que eu escrevi está explicando o meu topic sentence.

Outra forma é dando EXEMPLOS. Isso normalmente é pedido a você nas provas do IELTS e você pode fazer de forma muito simples. Por exemplo:

"For instance, cellphones should be banned from classrooms for that is not only a distraction for the pupils but also an unecessary tool for the learning process. "

Se você não concorda com esse exemplo, não tem problema. É apenas uma frase para que eu possa te mostrar como usar exemplos nos supporting sentences."

Para terminar o seu parágrafo você deve apenas lembrar o leitor do seu topic sentence. Ou seja, do seu main idea. Claro, usando outras palavras. 

Por exemplo, o meu topic sentence foi "Students should learn how to behave when in Classroom"
E o final do parágrafo deve ser "In short, the improvement of the relationship student-teacher is crucial when it comes to the development of education" E os próximos parágrafos podem começar com

"Another main concern is..." E assim por diante, até chegar no último parágrafo que é o de conclusão onde eu explico em outro artigo.

 

Espero que tenham gostado. Acha que eu posso te ajudar? Fala comigo aqui!

 

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Graduação: Relações Internacionais (Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO))
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