Técnicas de Leitura para o IELTS e TOEFL
Por: Callebe S.
22 de Janeiro de 2019

Técnicas de Leitura para o IELTS e TOEFL

Saiba como ler rapidamente e absorver informações de forma efetiva

Inglês TOEFL IELTS Preparatório para o IELTS Preparatório IELTS

Técnicas de Leitura

Muitas pessoas não tem uma prática de leitura consistente e mesmo que você leia bastante, talvez você não faça leituras em inglês. Acredite, ler uma segunda língua é bastante diferente e o seu ritmo de leitura pode ser reduzido drasticamente. O IELTS é uma prova que vai testar não apenas se você pode ler um texto em inglês...se eu der o mesmo texto para alguém com inglês básico essa pessoa vai poder ler e entender se eu der tempo suficiente pra ela. O IELTS quer saber se você sabe se virar lendo um texto relativamente grande e entender seu contexto geral em pouco tempo. Algumas perguntas serão relativas a partes específicas do texto e essas questões em particular querem saber se você leu o texto e sabe exatamente onde encontrar essas informações porque você entendeu o contexto como um todo. Na sua cabeça você terá que fazer uma leitura sistemática colocando começo, meio e fim como forma de organizar. Se você seguir todos esses passos de forma perfeita então você tiraria um 9 porque é isso que o IELTS quer de você. Agora nós vamos falar sobre as duas principais estratégias para você ler textos no IELTS ou em qualquer outro tipo de prova. Essas estratégias são chamadas de Skimming e Scanning e também vou te passar o segredo para desenvolver sua leitura mais rápida.

Vamos lá...a maioria das pessoas fazem algumas coisas que elas mesmos nem percebem e é bem involuntário mas isso atrapalha bastante a leitura. Uma dessas coisas é vocalizar a leitura. Faça um teste e leia um parágrafo de qualquer texto em inglês e verifique se você está "falando" as palavras em sua cabeça ou até mesmo usando seus lábios. Se você estiver fazendo isso, pare! Você não precisa ler palavra por palavra para entender o sentido geral do texto. Dependendo de suas práticas de leitura, você nem faz isso no português, não tem porquê fazer isso no inglês também! Falar as palavras vai diminuir sua velocidade de leitura. Tem gente que até mastiga chiclete para não ficar falando mas isso é uma técnica temporária, o que importa aqui é a prática que você vai ter até o dia da sua prova. Lembra dos dois artigos por dia? Pois é, não quero ser chato nem nada mas...tem que ler.

A minha dica principal é que você leia usando seus dedos. Sim! Seus dedos! Use o dedo indicador passando pela frase até ela acabar e depois vá para a outra linha e para a outra e para a outra sem parar. Eu não quero que você fique fazendo isso para sempre porque pode ficar com dor nos ombros mas pelo menos nas duas primeiras semanas de prática e depois tente fazer sem isso até o dia da prova. Eu quero que você faça isso porque quase todo mundo que eu conheço e eu mesmo fazia o seguinte tipo de leitura, vamos ler essa frase: "The IELTS will help me achieve my dreams" e leem “The” - “The IELTS” - “The IELTS will” - “The IELTS will help”... claro que esse é um exemplo exagerado mas muitas pessoas mesmo fazem isso e é tão rápido que elas nem percebem. MAS, mesmo sendo rápido, vai diminuir muito a velocidade de sua leitura, por isso eu te peço para usar seus dedos!

Outra forma de fazer alguns tipos de leitura é o que eu chamo de ZOOM e eu vou mencionar essa estratégia algumas vezes em alguns tipos de questão. O ZOOM é um jeito bom de fazer uma leitura rápida mas deve ser usado com MUITA cautela pois você pode se enganar então só use se você estiver mesmo correndo contra o tempo. Também só use isso se você já tiver lido o texto uma vez e está ainda tentando encontrar a resposta. Para usar o zoom você vai ler a primeira e última frase de cada parágrafo e meio que dar uma olhada bem rápida no meio. Isso vai fazer com que você encontre a ideia central do parágrafo mais rapidamente. Não se preocupe com a eficácia dessa estratégia pois ela só vai funcionar com textos bem estruturados e bem escritos e esses são os textos que tem no IELTS.

O ZOOM faz parte do Skimming que nada mais é do que a técnica de leitura para fazer você entender o sentido GERAL do texto! Você vai usar o skimming quando você tiver pouco tempo e muito texto para ler ALÉM de usar apenas para perguntas que vão te pedir respostas em relação ao contexto e não para informações específicas. Para fazer o skmimming de forma eficaz você vai ter que usar seu conhecimento prévio sobre o assunto a ser lido e para isso as primeiras coisas que você deve ler e olhar são: o título, as imagens e o glossário se tiver. Mais uma vez eu quero te lembrar que você vai usar essa estratégia uma vez que você estiver MUITO sem tempo ou se a questão estiver muito difícil e você já leu o texto uma vez na sua velocidade normal. Lembre-se que você tem que guardar mais tempo e cabeça para a última parte do Reading.

A outra técnica de leitura ou pesquisa é o Scanning. O scanning é usado, ao contrário do skimming, para achar informações específicas. Nós fazemos o scanning quase todos os dias da vida por exemplo quando você está tentando encontrar um contato em seu celular ou quando está procurando a água no cardápio. Seu cérebro vai ignorar as outras opções e você está procurando pela palavra ÁGUA. Essa é uma técnica muito boa mas você NÃO vai usar sempre no IELTS pois nem sempre vai caber. Apenas alguns tipos de questões e até mesmo o que é pedido é que vai ser levado em consideração se você vai usar o skimming ou scanning. 

Independente do skimming e scanning, eu te aconselho muito a usar as técnicas para ler mais rapidamente porque isso vai condi- cionar seu cérebro a conseguir ler tudo no dia da prova no menor tempo possível e tendo os melhores resultados porque você vai conseguir não só ler rápido mas também fazer a divisão do texto na sua cabeça sabendo qual a ideia principal e onde está cada informação. 

R$ 65 / h
Callebe S.
Goiânia / GO
Callebe S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Aprenda a se Comunicar em Inglês Inglês no Ensino Fundamental Inglês para Negócios
Graduação: Relações Internacionais (Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO))
Professor de Inglês com 9 anos de experiência. Aula teste Grátis. Aulas personalizadas para o seu objetivo. Fale inglês em 2019.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil